19/10/11

Calendário Lavazza, 20 anos





Em 2012, o calendário Lavazza completa duas décadas de existência e para comemorar esta importante data, a marca de café propôs a 12 fotógrafos consagrados uma diferente abordagem fotográfica: um auto-retrato.

A edição especial do calendário chama-se The Lavazzers e conta com o trabalho dos reputados fotógrafos Erwin Olaf, Thierry Le Gouès, Miles Aldridge, Marino Parisotto, Eugenio Recuenco, Elliott Erwitt, Finlay MacKay, Mark Seliger, Annie Leibovitz, Albert Watson, David LaChapelle, Ellen von Unwerth.

No total são 12 fotógrafos, um para cada mês do ano, num calendário que, por ser uma edição comemorativa dos 20 anos da marca de café, é um auto-retrato de cada um destes mestres da fotografia.

Francesca Lavazza, Directora da Imagem Corporativa da marca, afirma "numa edição tão importante e marcante para a nossa comunicação, quisemos inverter os papéis e pedir a grandes fotógrafos que criassem auto-retratos inspirados pelo nosso café expresso: o resultado é realmente emocionante."
Para o calendário, Annie Leibovitz, uma das fotógrafas mais apreciadas e condecoradas da actualidade que foi já considerada uma Lenda Viva pela Library of Congress dos EUA, fez-se fotografar de forma simples num cenário pantanoso, mas sempre de máquina fotográfica ao pescoço.

Já LaChapelle, irreverente, deu asas à imaginação e criou uma autêntica fantasia em torno das capacidades do café: "uma manhã normal transforma-se no Paraíso", afirma o próprio. Os seus trabalhos são imediatamente reconhecíveis pelo grau de realismo e vida que têm. O fotógrafo inspira-se em tudo o que o rodeia e neste trabalho colocou-se como rei da selva.

Numa mistura entre humor, arte digital e excelentes fotógrafos, o calendário da Lavazza para 2012 é o cumular da introspecção criativa destes 12 artistas. Fonte: Público.

Em cima, o vídeo mostra o making off das fotografias do calendário Lavazza 2012.

~ 3 comentários: ~

F3lixP says:
at: 19 outubro, 2011 18:37 disse...

Vídeo muito interessante. Só gostei de 4 das 12 fotos:

Thierry Le Gouès
Marino Parisotto
Mark Seliger
Albert Watson

Esperava muito melhor o meu fotógrafo preferido, Elliott Erwitt que foi o pior de todos.

mfc says:
at: 19 outubro, 2011 20:33 disse...

Um delírio de técnica e bom gosto!

L.Reis says:
at: 20 outubro, 2011 21:24 disse...

Eu, quando vejo este género de reportagens, fico sempre fascinada pela complexidade e aparato dos recursos técnicos , que me fazem olhar de soslaio para a minha "maquininha"...

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.