20/10/11

Veolia Environment Wildlige Ptotographer of the Year 2011



Imagem: Daniel Beltrá/Greenpeace/Reuters

O espanhol Daniel Beltrá é o vencedor do prémio Fotógrafo de Vida Selvagem 2011, foi anunciado quarta-feira à noite em Londres. A imagem de oito pelicanos cobertos de crude foi captada durante os dois meses que passou a fotografar a maré negra no Golfo do México.

A fotografia “Still life in oil” é a vencedora do Veolia Environment Wildlige Ptotographer of the Year 2011, escolhida de entre um total de 41 mil fotografias vindas de 95 países, foi ontem revelado.

Daniel Beltrá, nascido em Madrid e a trabalhar em Seattle, Estados Unidos da América, esteve dois meses a fotografar a maré negra no Golfo do México, causada pela explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon, a 20 de Abril de 2010.

A fotografia vencedora foi captada a 20 de Junho por este fotógrafo colaborador da organização internacional Greenpeace. Um grupo de pelicanos castanhos, com a plumagem coberta de crude, aguarda a primeira fase do processo de limpeza no centro de recuperação de aves em Fort Jackson, no Louisiana.
“Com uma acutilância que se torna ainda mais chocante pela sua beleza, esta imagem criou arte a partir do desastre”, considerou o responsável pelo júri, Mark Carwardine, citado em comunicado. O próprio Daniel Beltrá explica que o seu objectivo é “desafiar as pessoas a reconsiderar a sua relação com a Natureza”.

O polaco Mateusz Piesiak venceu o primeiro prémio na categoria de Jovem Fotógrafo, com a imagem “Pester power”, de dois ostraceiros à beira-mar em Long Island, Nova Iorque.

O prémio, promovido pela BBC Wildlife Magazine e pelo Museu de História Natural de Londres, foi lançado em 1965 e nesse ano recebeu 600 fotografias a concurso; no ano passado foram 40 mil as concorrentes. Todos os anos, a exposição viaja por cerca de 90 países.

De 29 de Setembro a 30 de Dezembro, os vencedores da edição de 2010 estão expostos no Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa.
Fonte: Público.

~ 1 comentários: ~

mfc says:
at: 21 outubro, 2011 02:48 disse...

Um alerta arrepiantemente verdadeiro.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.