11/02/11

Bienal Purificación García, no Porto



Imagem: Javier Nuñez Gasco, Lisboa 2010

A realidade construída a partir de uma imagem pode bem ser o ponto de partida para observar as melhores fotografias em competição na VIII edição do Concurso Bienal Purificación García 2010. Artistas residentes em Espanha e Portugal apresentaram 476 obras, das quais foram selecionadas 25 para a mostra itinerante, que pela primeira vez pode ser vista na Galeria do Palácio de Cristal, até dia 26. Entre elas encontram-se Público Incondicional, de Javier Núñez Gasco, que levou para casa o primeiro prémio, S/T, de Álvaro Negro, e Small Dreams, de Aleix Plademunt, segundo e terceiro, respetivamente.

Os artistas envolveram-se na relação do público com as artes performativas, traçaram um percurso pela cidade de Berlim sem rumo e analisaram o sonho americano. Uma construção da realidade, em três países diferentes. Assim, Javier Núñez Gasco, que viveu em Portugal durante alguns anos, produziu a obra Público Incondicional durante a realização do espetáculo Turbo-Folk no Teatro S. Luiz, em Lisboa. Captada a partir do palco, a fotografia revela uma plateia descontraída à espera do início da peça, onde apenas a mãe do fotógrafo, alertada para o que ia acontecer, se encontra de pé. Uma imagem "solene e silenciosa" fruto de uma ação sobreposta a outra "contrapondo o estatismo e o premeditado com o casual e o imprescindível", pode ler-se na apresentação.

O tríptico S/T, de Álvaro Negro, surge durante uma estada do fotógrafo em Berlim. É uma espécie de cadernos de viagem que revisita os locais de rodagem do filme Wings of Desire, de Win Wenders. Enquanto Aleix Plademunt viajou pelos Estados Unidos para captar pequenos sonhos que nos ultrapassam, mas também aqueles que ficam esquecidos ou em espera.

Depois do Círculo de Belas Artes de Madrid, da Universidade de Zaragoza, da Fundação Bilbao Arte e do Museu de Pontevedra, a exposição chega agora ao Porto. Entre as novidades deste ano está o caráter bienal do prémio que voltará em 2012, o aumento dos prémios e o reforço da itinerância. Tal como em edições anteriores, pretendem continuar a ser "um ponto de encontro para o mundo da arte e da fotografia, uma referência para a criação peninsular".

A fotografia como expressão artística é cada vez mais valorizada, embora continue a não dispor de grandes apoios. O prémio criado pela estilista espanhola Purificación García pretende colmatar essa lacuna reforçando o apoio e a divulgação dentro dos circuitos da arte. Fonte: Visão Online.

~ 1 comentários: ~

Merce says:
at: 11 fevereiro, 2011 16:05 disse...

Esta exposicion estivo eiqui en Ourense, non recordo moi ben se a fun ver en decembro 2010 ou en xaneiro 2011...

De todalas fotografias, recordo moi ben esta que pos no teu blog, ai outra que asemella unha inundacion, un traballo fantastico o que fixo o autor... pero a que mais me gustou de todas foi un desnudo que me pareceu elegantisimo, sutil, fermoso.

Merece a pena ir ver esta expo :)

Bicos

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.