Augusto Alves da Silva (n. 1963, Lisboa) é um dos mais importantes artistas portugueses revelados na década de 1990. Embora não trabalhe exclusivamente com a fotografia, é neste meio que tem executado alguns dos trabalhos mais marcantes no contexto artístico português dos últimos vinte anos.
Augusto Alves da Silva tira partido da ilusória neutralidade da fotografia e dos códigos convocados automaticamente por determinados regimes de imagens (paisagem, retrato), apresentando imagens claras, nítidas, em que o excepcional nunca salta à vista, antes tendo de ser procurado; em que, no fundo, nunca nada é dado a ver de forma imediata, promovendo um diferimento que desmente retrospectivamente, consoante olhamos mais atentamente para cada imagem, aquilo que, num primeiro olhar, ela parecia significar. Esta será a primeira exposição retrospectiva de um dos mais importantes fotógrafos portugueses da actualidade.
Comissariado por João Fernandes, inaugurar-se-à no dia 23 de Outubro, às 22:00 horas, a exposição de fotografia «Sem Saída, Ensaio sobre o Optimismo», de Augusto Alves da Silva, no Museu da Casa de Serralves, Porto.
Os trabalhos estarão oficialmente abertos ao público a partir de 24 de Outubro, às 10:00 horas.
Irão, ainda, decorrer visitas guiadas à mostra dia 3 de Dezembro, às 18:30, por Ricardo Nicolau; e 14 de Janeiro, à mesma hora, por João Fernandes.
Fonte: Casa Serralves
Imagem: Augusto Alves da Silva
~ 1 comentários: ~
at: 16 outubro, 2009 01:13 disse...
Bem gostava de conhecer a "Casa de Serralves"
A fotografia mostra um pormenor que agora me diz muito... um bom lugar para um belíssimo noturno.
Maria
~ Enviar um comentário ~