04/01/12

Exposição "João Silva - Afeganistão"


Imagem: (c) João Silva 
Um medico do exército britânico observa Bashir Ahmad, com 2 anos, ferido no abdómen após um ataque aéreo. A criança foi tratada no hospital local de Kandahar, mas o seu pai levou-a até à base britânica, em Sangin, pois a sua saúde tinha-se deteriorado.


A partir do próximo dia 7 de Janeiro estará patente no Centro Português de Fotografia, no Porto, e até ao dia 25 de Março a exposição "João Silva - Afeganistão".

A mostra conta com a colaboração do The New York Times e do conceituado Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’Image”, onde a exposição esteve patente no ano passado.

João Silva, português com passaporte sul-africano, tem trabalhado como fotógrafo, em regime de exclusividade, para o The New York Times desde o ano 2000. Associou-se ao Times em 1996 como fotógrafo freelancer e rapidamente passou a ser o fotógrafo do jornal na África do Sul

Em 2000, Silva foi co-autor do livro “The Bang-Bang Club” e publicou “Na Companhia de Deus” em 2005.


João Silva tem desenvolvido extensos trabalhos em países de todo o mundo, nomeadamente na Geórgia, no Líbano, em Israel, no Iraque, no Afeganistão, no Paquistão, na Somália, no Sudão, em Angola e nos Balcãs.

Em Outubro de 2010, ficou gravemente ferido após pisar uma mina quando integrava uma patrulha a pé com soldados americanos da 4ª Divisão de Infantaria no Afeganistão. Perdeu as pernas e continuou a fotografar enquanto o socorriam.
Não é, portanto, de admirar que João Silva já tenha regressado ao The New York Times para continuar o trabalho de toda a sua vida: fotografar.

Encontra-se actualmente a recuperar dos ferimentos no Centro Médico Militar Walter Reed, em Washington D.C., nos Estados Unidos da América.

~ 3 comentários: ~

F3lixP says:
at: 04 janeiro, 2012 18:05 disse...

Adorava ver a exposição, com um bocado de certo consigo. Obrigado pela partilha.

mfc says:
at: 04 janeiro, 2012 22:06 disse...

Vou tentar lá ir amanhã, quinta...

Fábio Martins says:
at: 05 janeiro, 2012 00:23 disse...

Deve ser bastante interessante...

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.