06/01/12

Eve Arnold, 1912-2012


Imagem: Robert Penn, 1963 (c) Eve Arnold/Magnum Photos
Eve Arnold nas gravações do filme Becket


A foto-jornalista norte-americana Eve Arnold, que tanto retratou a pobreza como as estrelas de Hollywood, morreu na quarta-feira em Londres aos 99 anos, anunciou a agência Magnum.

Eve Arnold, que nasceu em Filadélfia em 1912, filha de emigrantes russos, começou por trabalhar para a revista Life nos anos 1940, considerada uma época de ouro para o fotojornalismo.

Na década de 1950 foi a primeira mulher norte-americana a entrar na prestigiada agência Magnum, depois de ter chamado a atenção de Henri Cartier-Bresson com um seu primeiro ensaio onde documentava desfiles de moda no então segregado bairro nova-iorquino do Harlem.

Ficou célebre por um conjunto de retratos da actriz Marylin Monroe, em particular na rodagem do filme "Os desajustados" ("The Misfists"), de 1961, e que deram origem a um livro, mas também de Joan Crawford e Elizabeth Taylor.
A eles juntam-se ainda retratos de outras figuras públicas, como Jacqueline Kennedy, Malcolm X e Margaret Thatcher.

De origem humilde, Eve Arnold também quis documentar a pobreza, mas também as minorias e os marginalizados.

"Fui pobre e quis documentar a pobreza; tinha perdido um filho e fiquei obcecada com o nascimento; estava interessada em política, e queria saber como ela afectava as nossas vidas; sou mulher e quis saber sobre as mulheres", disse Eve certa vez, segundo o seu livro "The Unretouched Woman", de 1976.

~ 1 comentários: ~

Fábio Martins says:
at: 06 janeiro, 2012 17:12 disse...

Deve ter sido uma grande mulher.
Obrigado pela partilha. Que Deus a abençoe

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Siga por e-mail

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.