04/09/11

“Aparições - A Fotografia de Gérard Castello-Lopes 1956-2006”


Imagem: Gérard Castello-Lopes

Uma exposição retrospectiva da obra fotográfica de Gérard Castello-Lopes, com 153 imagens, um terço delas inédito, e objectos pessoais do fotógrafo, vai ser inaugurada no próximo dia 23 de Setembro no espaço BES Arte & Finança, em Lisboa.


Intitulada “Aparições - A Fotografia de Gérard Castello-Lopes 1956-2006”, a mostra cobre 50 anos da carreira do fotógrafo, falecido em Fevereiro deste ano, e terá retratos do criador captados por outros fotógrafos, como Augusto Cabrita, Carlos Afonso Dias e José M. Rodrigues.


De acordo com o BES Arte & Finança, a exposição, organizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, será uma homenagem póstuma ao fotógrafo, uma das maiores figuras da cultura portuguesa.


A mostra - concebida e organizada por Jorge Calado - integra, entre outras obras, a famosa fotografia da pedra (“Portugal, 1987”), em cinco tamanhos diferentes, e dois terços das imagens serão de provas vintage, sendo que cerca de meia centena são imagens inéditas, todas da colecção da família do autor.


Em Abril de 2012, a exposição viajará para Paris, para ser exposta nas novas instalações do Centre Culturel Calouste Gulbenkian, no Boulevard de la Tour Maubourg.


Nascido em Vichy, França, em 1925, Castello-Lopes morreu em Paris a 12 de Fevereiro de 2011, após uma vida dividida entre Portugal e França cujo percurso marcou não apenas a fotografia, mas também o cinema - como crítico, actor, assistente de realização e administrador dos Filmes Castello Lopes - e o jazz, como co-fundador do Hot Clube de Portugal em 1948. Fonte: Público.


~ 6 comentários: ~

Victor Gil says:
at: 04 setembro, 2011 22:32 disse...

Amigo Rui.
Esta foto fez parte também da exposição que o Museu Gulbenkian, intitulada "Simulacro e Trompe l'Oeil”, onde indirectamente colaborei. Acho que já tínhamos fala do assunto em outra altura.
É sempre um prazer reviver um grande fotógrafo.
Um abraço.
Victor Gil

Anónimo
at: 04 setembro, 2011 22:35 disse...

Sabes até quando está em Lisboa ?
Vou ter de agendar para a próxima visita à capital...

Unknown says:
at: 04 setembro, 2011 23:09 disse...

Pedro: não consegui recolher essa informação. O que sei é que em Abril de 2012 esta mesma exposição viajará até Paris para o Centre Culturel Calouste Gulbenkian.
Se não conseguires ver em Lisboa só tens de apanhar um avião no Sá Carneiro e ir a Paris! ;)

Helder Ferreira says:
at: 05 setembro, 2011 11:20 disse...

Não conheço o trabalho dele, mas a julgar pela foto.. gostei. :)

mfc says:
at: 05 setembro, 2011 15:41 disse...

Uma exposição a não perder de um ícone português da fotografia.

Nuno Sousa says:
at: 06 setembro, 2011 23:09 disse...

A famosa foto da pedra desse grande discíplo de Cartier Bresson

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.