02/06/11

Grande Depressão, a cores.



Imagens: Library of Congress

(p. f. clique nas imagens para as aumentar)

São muito raras as fotografias coloridas retratando a Grande Depressão norte-americana, período da Crise de 29 que ocasionou na maior recessão económica do século XX. Foi uma época de desemprego em massa, tanto nas áreas rurais como nos importantes centros urbanos. Fábricas e empresas fecharam, produtores rurais não conseguiam vender os seus produtos e a inflação corroeu o pouco do dinheiro que restou no bolso das pessoas (familiar, não?)
Entre as imagens mais icónicas da Grande Depressão, estão as fotos de Dorothea Lange, com seu olhar único e subtil sobre as "personagens" castigadas pelo período, que parecem ainda mais flageladas pelo aspecto da fotografia a preto e branco.
A crise prolongou-se por toda a década de 30, passando por 1935, ano em que os primeiros filmes fotográficos coloridos começaram a ser comercializados. Na época, fotógrafos foram contratados pelo departamento de Farm Security Administration dos EUA para visitar regiões do país, documentando a situação da população. Alguns destes fotógrafos receberam amostras desses filmes coloridos, proporcionando um raro registo a cores da Depressão.
As fotografias são hoje propriedade da Library of Congress, que tem no seu catálogo milhares de imagens sobre a Grande Depressão e muitos outros acontecimentos. Estas imagens, aqui apresentadas, são apenas algumas da colecção, vale a pena ganhar algum tempo, passeando pelo gigantesco acervo da instituição.

~ 6 comentários: ~

Angel Corrochano says:
at: 03 junho, 2011 09:19 disse...

Tienes toda la razón, yo particularmente, no recuerdo haber visto fotografías en color de esta temática (por cierto, como dices, cuanta similitud).
Me paso por el enlace
Fuerte abrazo

mfc says:
at: 03 junho, 2011 17:14 disse...

Estas fotos datadas são de uma realismo fantástico.

Helder Ferreira says:
at: 04 junho, 2011 11:51 disse...

Fantásticas!

Chapa says:
at: 04 junho, 2011 16:19 disse...

Está a chegar ao fim, a maior concentração de fotografia panorâmica, que alguma se realizou na Europa. A caminho do adeus, fica em Palmela um conjunto fabuloso de exposições que a mantém como capital da foto panorâmica até Agosto. Não deixes de visitar Palmela nestes dias, para uma experiência única. Não faltes!
Acho que deves gostar disto(por exemplo):
http://www.palmela2011.com/featured/lumin-o-city-a-panoramic-photography-exhibit-by-joergen-geerds

Palmela 2011 – International Panoramic Photography Festival. Palmela, Portugal, June 1-5, 2011
palmela2011.com

Sérgio Pontes says:
at: 05 junho, 2011 02:27 disse...

Estão excelentes mesmo!

Abraço

alfonso says:
at: 06 junho, 2011 21:15 disse...


· Con otro nombre, una gran depresión nos está atenazando. Nuestros países están en el punto de mira, nos llaman PIGS (cerdos en inglés), Portugal, Irlanda, Grecia,Spain. Sólo nuestra rebelión pacífica puede cambiar la historia.

· abraços

CR & LMA
________________________________
·

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.