O dia 17 de maio de 1861 ficou marcado pela exibição da primeira fotografia a cores do mundo. O responsável pela façanha foi o físico James Clerk Maxwell, mais conhecido por unificar as observações sobre electricidade, magnetismo e luz para a teoria clássica do electromagnetismo.
O fruto do seu trabalho foi apresentado há 150 anos atrás, numa palestra no Instituto Real de Londres, no Reino Unido.
A imagem da fita tartã foi feita na realidade pelo seu assistente Thomas Sutton, mas seguindo as instruções de Maxwell. Trata-se de uma composição de três imagens monocromáticas tiradas através de filtros vermelhos, verdes e azuis. Ao projectar essas imagens a partir de três lanternas – cada uma com um filtro de cor diferente – umas contra as outras, uma imagem colorida foi produzida.
Na verdade, como se descobriu muito mais tarde, a experiência não deveria ter funcionado. Sutton usou emulsões (o material sensível à luz para cobrir as lanternas) insensíveis à luz vermelha. Felizmente, porém, o tecido vermelho na fita tartã também reflectia ultravioleta, e a experiência acabou dando certo mesmo com esse contratempo.
~ 1 comentários: ~
at: 19 maio, 2011 17:48 disse...
Muy buena entrada. Siempre es bueno saber hasta donde se remonta nuestra afición fotográfica. Gracias por la información, siempre completa e interesante.
Un abrazo
~ Enviar um comentário ~