15/11/10

Exposição "Os dias da Independência", de Joaquim Lobo


Imagem: Cartaz/Convite da Exposição

As imagens expostas, tiradas aquando da independência de Angola, auto-proclamada em Luanda, por Agostinho Neto, à meia-noite de 10 para 11 de Novembro de 1975, dão a conhecer este país na fase tumultuosa que precedeu a “dipanda”, nome local para os festejos da independência.
Joaquim Lobo, que cumpre meio século de actividade profissional este ano, observou e deu testemunho do que viu, ao longo de dois meses de intensa actividade foto-jornalística. (antes, durante e depois da independência de Angola). O trabalho que então realizou, em condições extremamente difíceis é considerado um dos pontos altos da sua carreira como foto-jornalista. Documentou pela imagem, de forma expressiva, os dramáticos acontecimentos que marcaram o nascimento da nação angolana e deram início à guerra civil entre os três movimentos signatários dos Acordos de Alvor.
A exposição assinala a independência de Angola a 11 de Novembro de 1975 e é uma oportunidade para homenagear a grande comunidade angolana que vive em Portugal.
Esta exposição está patente no Arquivo Municipal de Lisboa até 15 de Janeiro de 2011.

~ 0 comentários: ~

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.