07/10/10

Fotografias de Richard Avalon vão a leilão em Paris


Imagem: Richard Avedon/EFE

Considerado um mestre do retrato, o fotógrafo americano Richard Avedon terá alguns dos seus principais trabalhos leiloados a 20 de Novembro, aquando da ParisPhoto, pela Christie's Paris. Para promover a oferta, a casa de leilões abriu na sua sede em Nova York, uma exposição com sessenta imagens do artista. Estão na mostra, entre outros, a actriz Marilyn Monroe e o pintor espanhol Pablo Picasso.

O fotógrafo amador que, aos 19 anos de idade, ingressou na Marinha Mercante americana com a tarefa de tirar fotografias de colegas para documentos de identidade morreu aos 81 anos como o artista que deu tom e dimensão à fotografia contemporânea. Richard Avedon fotografou o ser humano em dimensões nunca antes vistas. Imagens planeadas – o fotógrafo gostava de desenhar as fotografias antes de tira-las – resultavam em ângulos e cortes inéditos. Luzes ajustadas com meticulosidade produziam em estúdio fotografias de moda e retratos, nos quais diferentes densidades de branco e preto – Avedon fotografou pouco em cor – revelavam que só a cumplicidade entre ele e o fotografado conseguia fixar expressões íntimas, às vezes cruéis, outras de deslumbrante beleza.
Conhecido durante muito tempo pelas fotografias de moda que saíam nas grandes revistas internacionais, a sua obra incluía dois outros segmentos que apareceram nos seis grandes livros que publicou, e em exposições nos mais importantes museus americanos. Eram os retratos de celebridades e anónimos, e as grandes reportagens sobre temas tão diversos como a queda do Muro de Berlim ou um asilo de loucos. Com personagens estáticos nos retratos e explosões de movimento na moda e nas ruas, Richard Avedon mudou a fotografia moderna.

~ 1 comentários: ~

Angel Corrochano says:
at: 08 outubro, 2010 09:19 disse...

Como bien dices, uno de los grandes, todo un maestro, en los retratos sacaba el alma de sus retratados.
Para ejemplo esta toma de Marilyn que acompañas en el post, que expresión tan diferente, a esas fotos típicas llenas de glamour.
Abrazos

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.