31/10/10

Fotografia contemporânea portuguesa em Espanha


Imagem: Sala Parpalló

A exposição “Impressões e comentários: Fotografia contemporânea portuguesa” está patente até 09 de Janeiro na Sala Parpalló, em Valência, (Espanha) no âmbito da 8.ª Mostra Portuguesa em Espanha.

“A exposição documenta o novo no contexto da arte em Portugal e constitui uma das exposições internacionais mais completa de fotografia portuguesa. João Fernandes, actual director da Fundação de Serralves e comissário da exposição, reuniu fotografias e instalações de 29 artistas portugueses”, segundo nota à imprensa do Instituto Camões.

A Colecção Banco Espírito Santo centra-se exclusivamente na fotografia, enquanto a colecção do Museu de Serralves adapta a fotografia com outros meios como a pintura, a escultura, o desenho, a instalação, o cinema ou o vídeo. Ambas estão consideradas como as mais importantes e pioneiras de Portugal e incluem a reconhecidos artistas portugueses.

A colecção BESart foi criada em 2004 por iniciativa do presidente da comissão executiva desta instituição bancária, que convidou Alexandra Pinho a criar uma colecção contemporânea de fotografia. A colecção é constituída por obras emblemáticas de artistas de referência, portugueses e internacionais. Actualmente, a colecção tem aproximadamente 700 peças de mais de 280 artistas, 60% dos quais de reconhecido prestígio internacional. A colecção conta com obras emblemáticas de artistas como John Baldessari, Christian Boltanski, Candida Höfer, Cindy Sherman, Thomas Struth, Wolfgang Tillmans e Jeff Wall.

A Fundação de Serralves tem uma das colecções de arte contemporâneas mais importantes de Portugal. As linhas conceptuais que articulam esta colecção foram iniciadas por Vicente Todolí durante a sua etapa como director do museu e na actualidade conta com doações privadas como as da Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Luso-Americana.

Estão patentes obras das colecções BESart - Colecção Banco Espírito Santo e da Fundação de Serralves, estando representados, entre outros, Patrícia Almeida, Basco Araújo, Pedro Barateiro, Catarina Botelho, Rui Calçada Bastos, Paulo Catrica, André Cepeda, Nuno Cera, Filipa César, Luísa Cunha, António de Sousa, António Júlio Duarte, Alexandre Estrela, João Paulo Feliciano e Adelina Lopes.

Daniel Malhão, Edgar Martins, Paulo Mendes, Duarte Amaral Netto, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Luís Palma, Fernando José Pereira, André Príncipe e Mariana Silva, são outros artistas representados. Fonte: Hardmusic.


~ 0 comentários: ~

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Siga por e-mail

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.