08/09/10

Malachy Donnelly expõe (un)Familiar Night em Lisboa


Imagem: Malachy Donnely

Reforçar o papel do olho, da memória, mas também da imaginação é a meta da fotografia de Malachy Donnely. Ou uma das metas desta arte que pretende transformar pormenores em "pormaiores". A ver na Colorida Galeria de Arte e, Lisboa, até 24 de Setembro de 2010

A arte de Malachy Donnelly transforma enigmas em imagens, pormenores em “pormaiores”. A fantasia da noite engana a tensão do imaginário, a luz nocturna transforma a paisagem, torna visível outra realidade, dá materialidade a criação artística. A ausência da visão física provocada pela quase escuridão não apaga a visão de Malachy. Luz e escuridão são contrapontos na construção de todos os trabalhos. O espaço perceptível a noite na paisagem é baptizado pela luz e encoberto pela sombra.

O observador é um elemento mutável neste triângulo de condicionantes entre paisagem, luz e observador. Sua visão é limitada e não tem o mesmo desempenho que demonstra durante o dia. A reprodução do claro e escuro na paisagem e das superfícies permite criar relevos e volumes em diferentes planos visuais, dando noções de profundidade. O espaço criado pelo jogo de sombra e luz contribui para criar uma imagem global de um ponto mais distante. As paisagens nocturnas demandam equilíbrio entre o real e o imaginário. A fotografia de Malachy reforça o papel do olho em ver, da lembrança em rever e da imaginação em "transver".

Malachy Donnelly nasceu em 1986 em Haverfordwest, no Reino Unido. Actualmente vive e trabalha em Londres. Estudou fotografia na Universidade de Brighton.

A exposição de Malachy Donnelly (un)Familiar Night decorre de 14 a 24 de Setembro de 2010 de Terça à Sábado, das 13:30hs às 19:00hs, na Colorida Galeria de Arte, Rua Costa do Castelo, 63, em Lisboa (entrada pela escada lateral do prédio). Fonte: Fotodigital.

~ 2 comentários: ~

Bernardo says:
at: 12 setembro, 2010 06:48 disse...

Buen disparo, me gusta el tratamieto que le has dado a la foto.

Saludos

Margarida Fernandes says:
at: 13 setembro, 2010 23:45 disse...

Mais uma vez...OBRIGADA pela informação.

Um abraço

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.