31/08/10

Afinal são ou não de Adams, os negativos encontrados?


Imagem: Ansel Adams

Continua a saga por causa das caixas de negativos compradas numa venda de garagem na Califórnia que continham o suposto trabalho do fotógrafo norte-americano Ansel Adams (1902-1984). Agora, um dos principais peritos do grupo de especialistas que em Julho afirmaram acreditar que tinham sido encontrados negativos desconhecidos de um dos grandes nomes da fotografia mundial mudou de ideias.
O jornal “New York Times” escreve que Robert C. Moeller III, um antigo curador do Museum of Fine Arts, em Boston, e um dos peritos contratados por Rick Norsigian - o coleccionador de antiguidades de Fresno que comprou numa venda de garagem em 2000 61 negativos em placa de vidro cuja autoria viria a ser atribuída a Ansel Adams -, para avaliar o achado, acredita agora que pelo menos algumas das fotografias encontradas nas caixas foram tiradas por um fotógrafo amador: Earl Brooks.
Desde que os negativos foram avaliados em 200 milhões de dólares que o caso se tornou numa quase novela. Primeiro foi revelado que David Streets, galerista que ajudou a avaliar os negativos, tinha cadastro por roubo e fraude nos estados de Louisiana e Kentucky. Streets negou inicialmente os crimes, mas depois admitiu que fora condenado por eles nos anos 1980. A seguir, uma mulher de Oakland, Marian Walton, anunciou que tinha em casa uma foto muito semelhante aos negativos que Norsigian entretanto pôs à venda e que o autor dessa imagem era o seu tio já falecido, Earl Brooks.
Agora Robert C. Moeller admitiu que “cometeu um erro” na sua avaliação. O perito teve acesso às fotografias que Marian Walton tinha em casa e a semana passada, ao analisar quatro dessas fotografias tiradas em 1920 no Parque Nacional Yosemite por Earl Brooks, percebeu que pelo menos uma das fotos encontradas por Rick Norsigian foi “tirada pela mesma máquina, pelo mesmo homem e na mesma altura”.
Ao mesmo jornal norte-americano o perito acrescentou: “O meu relatório, onde se dizia que havia uma grande probabilidade de ter sido Ansel Adams a tirar aquelas fotografias, tem que ser mudado.” Fonte: Público

~ 2 comentários: ~

Miguel Almeida says:
at: 31 agosto, 2010 20:30 disse...

Pois pois, quem tudo quer tudo perde.
Este avaliador quase parece as agências de rating

Gaspar de Jesus says:
at: 02 setembro, 2010 23:05 disse...

Olá RUI
Obrigado por esta importante informação.
É preciso ter cuidado com estes "vendilhões"...rsrsrs
Grande abraço
G.J.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.