16/07/10

Último rolo de 36 fotos da Kodakchrome


Imagem: AP/Mary Altaffer, Steve McCurry 2008

O fotógrafo e jornalista Steve McCurry utilizou o último rolo de 36 fotografias da Kodakchrome, noticia hoje o jornal espanhol El País.

McCurry projectava fotografar apenas Nova Iorque, mas aproveitou para fazer uma reportagem sobre uma comunidade na Índia em perigo de extinção, tal como a própria Kodachrome.

A Kodak anunciou no ano passado que ia retirar do mercado a Kodachrome, a mítica película que produzia desde 1935.

McCurry tornou-se conhecido pela sua fotografia de Sharbat Gula, uma rapariga afegã que vivia no campo de refugiados de Nasir Bagh, em Peshawar (Paquistão), em 1984, publicada na capa da revista National Geographic.

Foi o próprio fotógrafo, segundo noticia o diário espanhol, que fez o pedido à Kodak para disparar o último rolo de 36 fotogramas Kodachrome, a que a empresa aceitou.

A National Geographic aproveitou a ocasião para uma reportagem sobre este último rolo, que deverá publicar na primavera do próximo ano.

McCurry fotografou o actor Robert de Niro na ponte de Brooklyn, a Estação Central de Nova Iorque, a comunidade indiana e ainda actores, actrizes e modelos da Índia e fez um auto retrato em Nova Iorque, tendo escolhido um simbólico enquadramento vermelho e amarelo, as cores da película Kodak, e disparou de um táxi. Fonte: DN.

~ 2 comentários: ~

Crissant says:
at: 16 julho, 2010 22:48 disse...

Mais um filme extinto, para nossa tristeza.
Obrigada pela informaçao.

Abraço!

Ventana Infinita says:
at: 17 julho, 2010 06:11 disse...

Interessante noticia, muita boa informaçâo, mais fico nostalgico...
Abraço.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Siga por e-mail

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.