25/03/10

Museu Berardo e Museu do Chiado na PhotoEspaña 2010


O Museu Colecção Berardo e o Museu do Chiado são as duas principais instituições portuguesas que participam na edição deste ano da PhotoEspaña, onde estarão também presentes Daniel Blaufuks e Miguel Von Haffe.

Lisboa volta a ser um dos palcos do certame através da terceira participação na PhotoEspaña do Museu Colecção Berardo, que apresenta a exposição de Collier Schorr, a artista nova-iorquina que retrata uma “visão autobiográfica da paisagem alemã”.

Tendo como comissário Sérgio Mah - o especialista português que continua a ser Comissário Geral da PhotoEspaña - esta exposição, que abre ao público a 1 de Junho, reúne cerca de 60 fotografias e três vídeos.

Como em anos anteriores, a participação portuguesa - como o apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal e Madrid - volta a integrar a OpenPhoto, uma secção marcadamente internacional do certame de fotografia.

Realiza na localidade de Cuenca, a secção OpenPhoto terá este ano as 78 obras da exposição “Batalha de Sombras” da colecção de fotografias dos anos 50 do Museu do Chiado, que a partir de 11 Junho estará patente na Casa Zavala, da Fundação Antonio Saura.

“Uma mostra representativa de como a fotografia portuguesa dos anos 50 se debateu entre o conceito da arte pela arte ou da procura de uma cultural social e humanística”, referem os organizadores da mostra, comissariada por Emília Tavares.

Apresentada pela primeira vez no ano passado a exposição “faz referência a uma sociedade polarizada entre a perpetuação de uma ilusão e o desengano, que produz imagens ensombradas pelo escasso debate sobre a cultura fotográfica e artística”.

Obras de Daniel Blaufuks estarão ainda patentes no âmbito da exposição “Entretempos: instantes, intervalos, durações”, apresentada pela Fundação Banco Santander pelo Teatro Fernán Gómez.

Dedicada ao tema “Tempo”, a edição deste ano da PhotoEspaña reúne 120 actividades, entre as quais quase 70 exposições, encontros de fotografia, debates, aulas, visitas guiadas, programas educativos e acções de rua.

Mais de 370 artistas de 41 nacionalidades estão presentes nas várias actividades do certame que além da secção oficial terá a OpenPhoto, os “Encontros PHE”, ciclos de cinema e programas com jovens, crianças e famílias.

Harold Edgerton, Lazslo Moholy-Nagny, Helen Levitt, Bleda y Rosa, Juergen Teller, Jeff Wall e Roman Signer são algumas cabeças de cartaz da edição deste ano.

Pela primeira vez, e entre edições, a PhotoEspaña realizou no último ano uma actividade contínua com várias acções para vários públicos. Fonte: Jornal i.

~ 0 comentários: ~

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.