25/03/10

Jim Marshall - morreu o melhor fotógrafo do Rock


Morreu esta quarta-feira (24 de Março), em Nova York, nos Estados Unidos, o, considerado para muitos, melhor fotógrafo da cena rock, Jim Marshall, que passou cerca de 50 anos clicando estrelas do género.

As suas lentes capturaram momentos de ícones como os Beatles, os Rolling Stones, Bob Dylan e Janis Joplin. Marshall morreu aos 74 anos.

Aparentemente o fotógrafo faleceu dormindo num quarto de hotel em Manhattan, no dia em que lançaria um livro feito em parceria com o fotógrafo de celebridades Timothy White.

Segundo Aaron Zich, manager das Galerias do Morrison Hotel, um dos organizadores do evento de lançamento do livro, “Marshall deixa um legado”. “Dentro da fotografia de música, ele era o maior”.

De acordo com o site do fotógrafo, Marshall fotografou mais de 500 capas de discos.

Morador em São Francisco, na Califórnia, tem entre os seus mais conhecidos trabalhos imagens do Monterey Pop Festival, de 1967, em que fotografou Jimmy Hendrix, do Festival de Woodstock, de 1969, em que foi o fotógrafo oficial.

Marshall também foi o único fotógrafo a ter acesso ao camarim do que veio a ser o último concerto dos Beatles nos EUA - no Candlestick Park, em São Francisco, em 1966.

O bom timing e relacionamento com os astros também o permitiram fazer imagens clássicas, como aquela em que o roqueiro Johnny Cash faz um gesto obsceno no famoso concerto na prisão de San Quentin, em 1969.

Nascido em 1936, Marshall comprou sua primeira câmara em 1959 e seus registos fotográficos iniciais foram de músicos de jazz como Miles Davis e Thelonious Monk.

No seu sítio, define a actividade que sempre exerceu: “Esta carreira para mim nunca foi apenas um trabalho – é a minha vida”.

Imagem: Jim Marshall (Jimmi Hendrix, 1967, Montery Pop Festival).

~ 1 comentários: ~

Cris says:
at: 25 março, 2010 17:30 disse...

Yo también he hecho un homenaje a él. Era un gran profesional!

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.