04/11/09

1º prémio fotográfico na National Portrait Gallery 2009


Paul Floyd Blake, de 47 anos, foi premiado com 12 mil libras, cerca de 13 mil euros, pelo sua fotografia da nadadora de 13 anos Rosie Bancroft, que perdeu o seu pé direito quando tinha apenas 10 meses, e que espera competir em 2012 nos Jogos Paralímpicos. “Ela tinha acabado de bater um recorde pessoal e penso que é por isso que ela parece tão confiante, segura na fotografia”, refere Blake.
Na fotografia Bancroft, usando uma touca vermelha com os óculos sobre a cabeça, vira-se de lado para olhar directamente para o espectador, apoiando os seus cotovelos nos joelhos.
A fotografia faz parte de uma série de outras imagens chamada “On Track 2012”. Em cada ano, de 2007 a 2012, Blake fotografou e fotografará 12 jovens atletas com potencial para competir nos Jogos Olímpicos, que se realizam em Londres nesse ano.
“A série de fotografias centra-se menos no desporto e mais no crescimento e a transição dos jovens atletas na passagem da infância para a idade adulta”, disse Blake.
Sandy Nairne, director da National Portrait Gallery que fez parte do júri, descreveu a foto como “um estudo da determinação juvenil”.
O segundo prémio foi atribuído a Vanessa Winship pela sua fotografia de uma mulher em Tbilisi, Georgia. Michal Chebin, natural de Israel, recebeu o terceiro prémio pela sua foto de um detido, de 15 anos, numa prisão de segurança máxima na Rússia.
As fotografias serão exibidas de 5 de Novembro a 14 de Fevereiro na National Portrait Gallery e depois, na Shipley Art Gallery em Newcastle e na New Art Gallery Walsall, também em Inglaterra. In, Público.

Foto: Paul Floyd Blake

O sítio de Paul Floyd Blake Aqui

~ 8 comentários: ~

Maria, Simplesmente says:
at: 05 novembro, 2009 00:24 disse...

Muito bem captada a expressão da atleta, nela vemos a força e a confiança em si própria, e nada da vaidade que muitos pavoneiam. Grande fotografia e grande fotógrafo também.
Obrigada por nos mostrares.
Maria

Mª Angeles y Jose says:
at: 05 novembro, 2009 05:32 disse...

Muy bonita y expresiva.

Muchas felicidades a su autor.

Besos

Javier says:
at: 05 novembro, 2009 11:45 disse...

Siempre es un placer pasar por aquí y encontrar la información tan detallada e interesante que nos muestras. También es un placer, cómo no, encontrarme con tus fotografías. Saludos

Mariana says:
at: 05 novembro, 2009 13:38 disse...

Very lovely portrait . Very unique :))

João Menéres says:
at: 05 novembro, 2009 17:35 disse...

Se a expressão é notável, já não me agrada a posição das pernas (nada tem a ver com a perda do pé direito da jovem!)...
O ambiente é bom, bem como o enquadramento e todo o desenho da luz.
Há, sobretudo na perna esquerda, algo que me não agrada.
Quanto ao prémio obtido: Tudo depende também das imagens em competição.

NOTA- RUI, como não tem o e-mail à vista, fica aqui uma sugestão relativa ao AZUL que aparece nas postagens (que não este que surge nos comentários!): É uma tonalidade que, no fundo negro, se torna de leitura extremamente difícil...
Este, que está à vista agora, por mais claro, está bem.


Um abraço.

Ángel Corrochano says:
at: 05 novembro, 2009 17:38 disse...

No conocía la noticia. Gracias por la información. Daré una vuelta por la web. La fotografía si me gusta. Tiene cierto aire de desolación, de tristeza, los colores contenidos y el clarooscuro, contrastan con la iluminación del personaje. Me parece una muy buena toma.

Un abrazo

ruimnm says:
at: 05 novembro, 2009 19:15 disse...

Pois é, João Menéres! Não sei o que se se passa, mas na página inicial, de repente o azul tornou-se muito forte. Já tentei mudar de cor mas continua na mesma. deve ser algum bug. Se alguém tiver alguma ideia... agradecia.

Sonia. says:
at: 06 novembro, 2009 02:52 disse...

excelente momento para hacer una toma... capturando la esencia del deportirsta.

por algo gano un premio, no?

=0)
saludos!

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Siga por e-mail

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.