Massimo Berruti tem 29 anos e foi o vencedor do prestigiado prémio de fotografia Visa pour l´image, atribuído anualmente pela cidade de Perpignan, na categoria de jovem repórter. Mas não é o seu trabalho, sobre o Paquistão, que prendeu a atenção. Na introdução do trabalho declarações de Hamid Gul, antigo chefe dos serviços secretos paquistaneses, sugere que a autoria do 11 de Setembro foi um “inside job”, ressuscitando a teoria da conspiração sobre a possibilidade dos ataques terem sido ordenados pelos serviços secretos norte-americanos.
Segundo o diário francês “Le Monde”, na introdução ao trabalho, Berruti escreve: “O general Hamid Gul, antigo responsável pelos serviços secretos paquistaneses, disse recentemente na CNN que os atentados de 11 de Setembro foram claramente um trabalho ‘feito no interior', estudados e realizados nos Estados Unidos, senão com o conhecimento dos serviços secretos e das forças armadas norte-americanas”. E continua com uma declaração de Amid Gul: “Nesta guerra [do terrorismo] a verdade está bem longe das declarações oficiais”.
O jornal francês afirma assim que o trabalho do jovem fotógrafo italiano vem ressuscitar a tese da conspiração, que não acredita na autoria da Al-Qaeda nos atentados. E lembra que o prestigiado festival premeia trabalhos de fotojornalismo, onde os profissionais a concurso têm obrigação de confirmar a veracidade da informação que ali veiculam.
Questionado sobre este assunto pelo “le Monde”, Berrutti, que não tem vínculo a nenhum órgão de comunicação social, respondeu: “Não faço parte de nenhuma empresa de comunicação de massas, não sou pago por nenhuma, por isso posso falar livremente. E temos várias razões para ter dúvidas sobre o que os media dizem depois do 11 de Setembro.”
Na conferência de imprensa sobre o prémio atribuído a Berrutti, em Perpigan, o tema do 11 de Setembro não foi abordado, diz o “Le Monde”.
O prémio de Berrutti vale oito mil euros. in, Público.
Foto: Massimo Berruti
O sítio da Visa pour l'image Aqui
Massimo Berruti na Agência VU Aqui.
~ 3 comentários: ~
at: 08 setembro, 2009 20:45 disse...
É inacreditável... ou talvez não.
at: 08 setembro, 2009 21:14 disse...
Uma coisa é certa. Ainda falta saber muita verdade sobre esta história. Ela foi sempre muito mal contada.
at: 08 setembro, 2009 23:14 disse...
Ouvi logo de início essa teoria. Nada me admira já depois de ter visto tanta barbaridade!
~ Enviar um comentário ~