Acabei de assistir a um filme, já com um par de anos, que me deixou impressionado e que recomendo a todos os que se interessam por fotografia e por fotojornalismo em particular.
Quando tiverem uma hora e meia, liguem as colunas (uns auscultadores seriam ideais), sentem-se confortáveis e ... play.Este documentário, de Christian Frei, retrata um pouco do trabalho do fotógrafo de guerra, James Nachtwey, considerado por muitos o maior fotojornalista de guerra em actividade.
O filme é, a espaços, um pouco pesado e triste, mas também uma verdadeira lição sobre o trabalho daquele fotógrafo, nos mais variados "teatros de guerra" dos últimos tempos, por esse Mundo fora, onde vemos como ele faz algumas das famosas fotografias que muitos conhecerão.
O documentário desmistifica um pouco que tudo, nos dias de hoje, é manipulado e criado para as câmaras (não sendo totalmente falso), aqui vemos o fotógrafo documentar o que realmente se passa à frente de seus olhos, invadindo, literalmente, as vidas e casas destruídas das pessoas, que o permitem, pois sabem que ele é a voz para o Mundo que elas não têm.
Não é por acaso que o filme começa com a frase de Robert Capa: "… If your pictures aren´t good enough, you´re not close enough…"
A ligação para o filme: http://www.youtube.com/watch?v=59_amOdxfbU
O sítio de James Nachtwey Aqui.
~ 2 comentários: ~
at: 19 julho, 2009 19:51 disse...
Quero muito ver.
at: 18 outubro, 2009 01:18 disse...
É um excelente documentário, muito recomendado.
~ Enviar um comentário ~