18/07/09

"Milhões de Lulas"


Discursos, reuniões, encontros internacionais. Quase todos os passos "oficiais" de Luiz Inácio Lula da Silva podem ser vistos no site da Presidência da República do Brasil desde a sua posse, em 2003. Os cliques partem da máquina de Ricardo Stuckert, que a partir do momento em que aceitou ser o fotógrafo de Lula teve que encarar como sua a agenda do presidente. A ideia de disponibilizar as imagens para download na internet foi do próprio Stuckert, que mostra parte de seu trabalho no Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho, no Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro.

“Eu não queria tirar fotos para arquivo, apenas, queria humanizar a figura do presidente. Se fosse para ser fotógrafo oficial para pendurar fotos na parede do Palácio do Planalto, eu não aceitaria. O site hoje tem uma média de 70 a 80 mil downloads por mês, sem contar as fotos que disponibilizamos por email, que são cerca de 50 mil. O mais legal é que não é uma coisa "oficialesca", com a qual todo mundo estava acostumado. Engraçado é que quando comecei achei que trabalharia tanto quanto nos jornais, só que trabalho umas três vezes mais” diz o fotógrafo, que já passou pelas redacções do jornal "O Globo", e de revistas como "Caras", IstoÉ" e "Veja".

Na exposição "Milhões de Lulas", estão reunidas 80 imagens feitas durante a campanha pela reeleição em 2006 até à posse. Algumas são inéditas, como o registo do momento em que Lula recebe a faixa presidencial de Dona Marisa. É uma pequena mostra do acervo de Stuckert, que já não sabe dizer ao certo quantas fotos tirou do presidente, mas calcula que devem passar de um milhão.

O fotógrafo é o único membro da equipa que acompanhou todas as viagens internacionais de Lula. No comboio, ele fica a dois carros do presidente, pronto para qualquer surpresa. Perguntado se tanto "grude" não incomoda Lula, Stuckert diz não se lembrar de um momento em que ele tenha reclamado de um clique. É claro que, com esses anos de estrada, além da sensibilidade do fotógrafo, já existe uma certa cumplicidade entre os dois.

“Eu vivo mesmo colado ao presidente, mas normalmente a relação é muito tranquila. Ele é muito atencioso. Às vezes pergunta se tanto equipamento não faz mal à minha coluna, se eu almocei. Ele quer saber se está tudo bem” conta Stuckert, cujo pai também foi fotógrafo oficial no governo do general João Figueiredo.

Fonte: O Globo

Fotos: Ricardo Stuckert

Ricardo Stuckert no Olhares, Aqui.

O sítio da exposição Aqui.



~ 3 comentários: ~

William Alexander López says:
at: 18 julho, 2009 18:53 disse...

Muy buena serie de fotografías, sobre todo porque muestran otra cara del presidente Lula, el contacto y acercamiento con el pueblo.

Abrazos

Miguel Almeida says:
at: 18 julho, 2009 23:50 disse...

Um conjunto de fotografias que mostram momentos intensos. Um potencial enorme no registo de emoções se deparam ao fotografo.

Anónimo
at: 14 setembro, 2009 22:58 disse...

Grande Stuckinho!! As fotos são fodas!!

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.