03/06/09

PhotoEspaña arranca com obra de Pedro Costa em destaque


Exposições em Madrid e Cuenca

A maior edição de sempre daquele que é já um dos mais conceituados festivais de fotografia do mundo, a PhotoEspaña, começa amanhã (3 de Junho) em vários palcos de Madrid e Cuenca. No total, estarão presentes 248 artistas de 40 nacionalidades, em 72 exposições individuais e colectivas. A Secção Oficial, orientada pelo português Sérgio Mah, está ordenada em torno do tema genérico Quotidiano.

Mah, o português que ocupa desde o ano passado as funções de comissário geral do festival, apostou este ano no tema do quotidiano, numa edição marcada pela difusão internacional e pela ampliação de programas para todos os público, incluindo pedagógicos e profissionais.

Um ciclo de cinema de Pedro Costa, uma mostra do "pai" do fotojornalismo português e duas exposições da secção oficial em Portugal são algumas das notas portuguesas na edição deste ano do festival.

Portugal - através da Embaixada em Madrid e do Instituto Camões - é um dos oito países que integram o OpenPhoto, um programa de exposições que estará patente na cidade de Cuenca. Neste caso, a Fundação Saura acolhe a exposição "Joshua Benoliel (1873-1932) Repórter Gráfico", uma mostra antológica que mostra o trabalho de um dos pioneiros do fotojornalismo português. Eventos como as viagens dos reis D. Carlos e D. Manuel, a revolução de 1910 e as revoltas monárquicas são alguns dos momentos registados pelas câmaras de Benoliel que introduziu em Portugal o conceito de que o cidadão pode ser protagonista do fotojornalismo. in, Público
. Toda a notícia aqui.


Foto: Pedro Costa, Tarrafal (fotograma), 2007

~ 1 comentários: ~

Chapa says:
at: 04 junho, 2009 22:04 disse...

A excelente exposição de Cristóbal Hara, deixou-me o desejo de ir até Espanha ver o resto do Festival. Quem sabe...

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.