*Nemátodo da Madeira do Pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus)
O nemátodo ataca o sistema de circulação da árvore, enfraquecendo-a e tornando-a mais susceptível ao ataque de outras pragas.
O contágio ocorre através de um insecto vector (em Portugal o longicórnio do pinheiro – Monochamus galloprovincialis, que transporta os nemátodos nas traqueias). A dispersão da doença está limitada à altura, e capacidade de voo dos insectos (entre Abril e Outubro).
Ataca a generalidade das espécies de pinheiro e outras coníferas, à excepção do género Thuia. Algumas espécies de pinheiro, como o pinheiro-bravo, pinheiro-larício e pinheiro-silvestre são muito susceptíveis.
O adulto do insecto vector alimenta-se nos raminhos e rebentos de árvores adultas, arrastando consigo estados juvenis do nemátodo, que penetram por estas feridas. O nemátodo coloniza rapidamente os vasos do xilema, bloqueando o seu funcionamento, o que provoca a morte da árvore. Nas árvores mortas o nemátodo alimenta-se dos fungos que provocam o azulamento da madeira (do género Ceratocystis). As árvores debilitadas ou recentemente mortas atraem as fêmeas do insecto vector, que aí fazem a postura, podendo transmitir igualmente nemátodos. As larvas desenvolvem-se e transformam-se em adultos, os quais são colonizados por nemátodos antes destes abandonarem as árvores atacadas na Primavera seguinte.
~ 7 comentários: ~
at: 22 junho, 2009 19:32 disse...
Adoro a foto!
Não conhecia tal facto... extramamente interessante
at: 22 junho, 2009 19:56 disse...
Quando li o título pensei que terias o fotografado estes minúsculos animais. ;) Já conhecia o ataque destes aos pinheiros, só lamento que não tenham escolhido o eucalipto. A imagem está um estrondo.
at: 22 junho, 2009 20:29 disse...
É triste...mas todos sabemos que a natureza persiste nessa forma.
Agradeço o carinho em minha página...
Beijo e doce semana!
at: 22 junho, 2009 20:41 disse...
Todos os seres vivos têm direito a um lugar na natureza. Ao longo de milhões de anos, sempre houve harmonia. Nós, é que chegamos e estragamos tudo e desfizemos essa harmonia.
O preto e branco resultou bem.
Não consigo ver os nemátodos, mas acredito que eles estejam lá. :-)
at: 22 junho, 2009 23:27 disse...
Dos bicharocos não sabia. Mas a foto está um mimo. O p&b resultou na perfeição. Gostei. Abraço
at: 22 junho, 2009 23:48 disse...
Olha o que tu sabes... Curioso que depois de ler o texto, a foto ganha uma outra dimensão, um acréscimo de dignidade, mesmo sem conseguir ver os nemátodos.
Até logo,
at: 20 fevereiro, 2011 17:40 disse...
Pretty picture!
~ Enviar um comentário ~