A artista francesa Sophie Calle conquistou o Hasselblad Award 2010, prestigiado galardão fotográfico, este ano em 30.ª edição, que ascende a cerca de 100 mil euros.
Além do valor pecuniário, de um diploma e de uma medalha de ouro, o prémio oferece ao vencedor a possibilidade de apresentar uma exposição individual, ao longo de 2010, na sede da instituição sueca, o Hasselblad Centre, em Gotemburgo, Suécia.
Nascida em 1953, em Paris, onde continua a viver, Sophie Calle tem-se destacado no panorama da arte conceptual francesa, tendo-se especializado em investigar e expor traços da intimidade - a própria ou do outro - numa combinação de biografia, ficção e voyeurismo.
Considerada inovadora na sua linguagem artística, a artista tem procurado mostrar a vulnerabilidade humana em toda a sua crueza e examinar as relações entre identidade e intimidade, analisando além disso os mecanismos de construção da história oficial.
Exemplo disso é o trabalho que apresentou em 2007, na Bienal de Veneza, intitulado “Prenez Soin de Vous'”(Cuide-se bem), e inspirado numa carta de rompimento de uma relação que tinha recebido em 2005.
A artista entregou o texto a 107 mulheres de várias idades e profissões para que tentassem interpretar aquela frase, filmou-as, fotografou-as e o resultado foi o trabalho apresentado em Veneza.
O prémio Hasselblad será entregue a Sophie Calle a 30 de Outubro, numa cerimónia que decorrerá no teatro de Gotemburgo. Fonte: LUSA
Imagem: retrato de Sophie Calle, por Yves Géant.
Galeria de Sophie Calle na ArtNet Aqui.
~ 2 comentários: ~
at: 11 março, 2010 23:30 disse...
Desde Fátima , passando pelas "sombras" e abstracto, com paragem obrigatória pela informação, encontramos a qualidade, criatividade e rigor do costume. Já tinha saudades de passar por aqui.
Abraço, Rui.
at: 12 março, 2010 17:37 disse...
Sempre interessante passar por seu blog.
Por aqui temos grandes trabalhos e documentários informativos e instrutivos.
Parabens pela sua dedicação.
Abraços.
~ Enviar um comentário ~