Um dos três soldados da extinta URSS imortalizados numa fotografia que mostra a bandeira soviética hasteada no telhado do Reichstag, a sede do Parlamento alemão, em Berlim, em Maio de 1945, morreu aos 93 anos, anunciaram nesta quarta-feira as autoridades russas.
Abdoulkhakim Ismaïlov, que foi declarado herói da União Soviética, morreu na terça-feira em Khassaviourt, Daguestão, república do Cáucaso russo, informou a prefeitura da cidade em seu site.
"A sua enorme experiência de vida e os serviços que prestou à pátria ficaram para sempre gravados nas memórias de gerações de hoje e de amanhã", segundo o comunicado publicado no endereço xacavurt.ru.
Ismaïlov, que serviu ao Exército Vermelho desde 1939, chegou a participar da terrível batalha de Estalingrado (1942-1943), vencida pela URSS e que marcou o início do recuo das tropas nazis.
Mas, foi nas ruínas de Berlim que se encontrou com a História, tornando-se um dos três soldados fotografados pelo jornalista da agência TASS, Evgueni Khaldeï, quando agitava a bandeira soviética sobre o Reichstag.
A foto tornou-se símbolo da derrota do Terceiro Reich de Adolf Hitler.
A imagem é comparada, com frequência, com a fotografia que mostra seis soldados americanos fincando a bandeira estrelada em Fevereiro de 1945 na Ilha de Iwo Jima no Japão. Fonte: AFP
~ 7 comentários: ~
at: 17 fevereiro, 2010 17:54 disse...
faz lembrar, sim, é uma foto fabulosa neste ângulo! grata pela informação
at: 17 fevereiro, 2010 22:29 disse...
Caro Rui,
Muito obrigada pelo seu conselho. Criticas construtivas são sempre bem vindas.
Passe, se faz favor, no meu blog porque assim explico-lhe a si e a todos os que me visitam a razão pela qual ponho "marca de água" nas fotografias.
Obrigada.
Continuação de boas fotografias.
Um abraço.
at: 17 fevereiro, 2010 23:35 disse...
Grande documentário.
at: 18 fevereiro, 2010 00:08 disse...
Estas son las fotografías que dejan un gran valor histórico a traves de los años, hecha en el momento preciso y tiempo correcto
Un Fuerte Abrazo
at: 18 fevereiro, 2010 16:23 disse...
La verdad es que muy buena la fotografía y leyendo tu explicación sin duda forma parte e la historia...un abrazo
at: 21 fevereiro, 2010 23:12 disse...
Esta foto tem uma história interessante por detrás. Se repararem, o soldado tem 2 relógios. Quando Evgueni khaldei a a presentou na Agência TASS, levou um tremendo de um raspanete. Disse o director -" um soldado Russo não pilha. Faz favor de raspar esse relógio do negativo!!!". Ele assim o fez e na foto publicada o soldado tenha apenas 1 relógio.
at: 10 maio, 2010 18:28 disse...
PARA QUE A MEMÓRIA NUNCA SE APAGUE!
~ Enviar um comentário ~