A Universidade de Granada, em Espanha, encerrou a exposição fotográfica "Circus Christi", aberta apenas por uma tarde, depois da polémica causada pelas imagens representativas do Novo Testamento com prostitutas e cenas homossexuais.
Fernando Bayona, autor da exposição, disse ao diário espanhol El Mundo que, por "não ser possível garantir a segurança" da exposição, na sequência de várias ameaças, ela foi encerrada. A exposição deveria estar aberta ao público até 05 de Março mas, para assegurar a segurança dos funcionários da sala, optou-se pelo encerramento.
Na tarde em que a exposição esteve aberta ao público nas instalações da Corrala de Santiago, um espaço partilhado com uma residência universitária, apenas 38 pessoas conseguiram ver a mostra, que já tinha sido apresentada noutras ocasiões na cidade de Granada.
Bayona afirmou ao diário espanhol que está "surpreendido" com as reacções, uma vez que "não é a primeira vez que [as fotografias] são mostradas em Granada e até já receberam vários prémios".
"A decisão de encerrar foi de mútuo acordo por não querer pôr ninguém em perigo. Não me beneficia em absoluto. Agora mesmo chegaram-me ameaças da Argentina. Não me atrevo a atender o telefone nem a abrir o correio electrónico", disse o fotógrafo, explicando que a sua intenção nunca foi criar polémicas.
Fernando Bayona está agora a receber protecção policial depois de ter sido alvo de ameaças de grupos de extrema-direita daquela cidade espanhola.
O autor considera que a exposição "é um trabalho muito conceptual e respeitoso". "Se não olharmos para o título nem sequer sabemos que cena é e [a exposição] tem o aval de críticos e peritos de diferentes crenças que dizem não ter visto outra coisa que não um trabalho artístico", frisa.
"Simplesmente há quem queira criar polémica, porque a mostra tem algum tempo e até agora não tinha levantado estas reacções", acrescentou.
A Universidade de Granada explicou, em comunicado, que não financiou a exposição "nem através de subvenções nem de outra forma". No mesmo documento, a instituição "lamenta [que] devido às notícias em alguns meios de comunicação social", tenham sido "feridos sentimentos e convicções de um elevado número de pessoas".
Imagem: Fernando Bayona
~ 5 comentários: ~
at: 16 fevereiro, 2010 18:58 disse...
Procuram-se voluntários para trazer a exposição a Portugal.
at: 16 fevereiro, 2010 21:06 disse...
Pena nao estar aqui em Madrid(onde finalmente encontrei um sibersítio, embora sem til). Já vi que continuas com os copos. Usa mas nao abuses...
at: 17 fevereiro, 2010 13:03 disse...
Si es que en España todavía cargamos con el lastre de la cruz y otros símbolos penosos ...
Un abrazo
Muy bien informar de esto
at: 17 fevereiro, 2010 17:02 disse...
• Ciertamente, España carga con símbolos que no vuelven a la Edad Media. Al igual que en Portugal, una dictadura, y el peso de una iglesia oscurantista, tratan de que nunca veamos la luz.
• Sólo nos falta más educación y democracia.
• abraços
CristalRasgado & LaMiradaAusente
________________________________
•
at: 17 fevereiro, 2010 17:58 disse...
quando não gostam de si próprios...violentam os outros!
~ Enviar um comentário ~