27/04/12

Nova Iorque Revelada


1914 New York Photo, the new york city municipal archives
 Imagem: (c) The New York City Municipal Archives

Foi musa de Weegee, Irving Penn, Robert Frank, Diane Arbus, Berenice Abbott...

Imaginada, sugerida, evocada mas sobretudo imortalizada em milhões de fotografias e em milhares de filmes ao longo dos últimos 150 anos, Nova Iorque provavelmente seja a modelo mais cobiçada das cidades do planeta.
A sua indiscutível fotogenia, unida ao talento de quem a converteu em estrela da imagem e em insuperável tema cinematográfico, contribuiu para alimentar a infinita curiosidade mundial por uma cidade onde os sonhos não desvanecem e em que as desilusões podem ser tão devastadoras como ver um homem na rua a partir de qualquer um de seus arranha-céus.



1914 New York Photo, the new york city municipal archives
Imagem: (c) The New York City Municipal Archives

Foi em Nova Iorque que a fotografia se converteu em arte, graças ao trabalho de, entre outros Alfred Stieglitz e Paul Strand. Por isso é impossível tirar os olhos da cidade. Prova disso é que o sítio lançado para divulgar 870 mil imagens dos Arquivos Municipais de Nova Iorque ficou indisponível logo no mesmo dia em que foi lançado, na terça-feira justificando-se estar inacessível “devido à demanda esmagadora”. Os registos cobrem desde meados do século XIX até aos anos de 1980. Fazem parte de um conjunto de mais de dois milhões de fotografias que chegarão à Internet na sua totalidade à medida que haja financiamento para completar o processo de digitalização.
As fotografias não são nem famosas nem conhecidas. Ao contrário, na sua maioria foram feitas por funcionários para, por exemplo, registar a existência de cada um dos edifícios da cidade, ou o andamento de uma obra de infraestrutura. Ou mesmo, num arroubo poético, a simples beleza do horizonte visto do alto de uma ponte que o emoldura como se fosse uma janela.

Fonte:OGlobo

~ 1 comentários: ~

mfc says:
at: 29 Abril, 2012 15:15 disse...

Um arquivo de sonho...
Uma ponte que vimos inúmeras vezes, mas que nos surge sempre vista de uma outra forma inventiva!

~ Enviar um comentário ~

+

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Siga por e-mail

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.