21/03/12

Retrospectiva de Helmut Newton


Retrospectiva Helmut Newton Fotografia
 Imagem: (c) Helmut Newton, capa da exposição no Grand Palais

Existe uma exposição imperdível para todos os amantes de fotografia que tenham passagem marcada para Paris, França: um dos maiores fotógrafos de moda (e não só), Helmut Newton, ganha uma grande retrospectiva no Grand Palais, que será aberta dia 24 deste mês e fica patente até 17 de Junho. June Newton, fotógrafa e companheira de Helmut (durante 60 anos) até à sua morte (em 2004), foi quem organizou a exposição com mais de 200 imagens.

Helmut Newton (Berlim, 31 de Outubro de 1920 — Los Angeles, 23 de Janeiro de 2004), nascido Helmut Neustädter, naturalizado australiano, filho de um fabricante de botões judeu-alemão e de uma americana, desde muito jovem interessou-se por fotografia, tendo trabalhado para a fotógrafa alemã Yva (Else Neulander Simon). Fugiu da Alemanha em 1938 para escapar à perseguição nazi aos judeus; trabalhou por algum tempo em Singapura, como fotógrafo da Straits Times, antes de se estabelecer em Melbourne, Austrália.

Ao chegar à Austrália, ficou preso num campo de concentração, assim como muitos outros "estrangeiros inimigos".
Posteriormente serviu o exército australiano como motorista de camião, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1946 instalou um estúdio fotográfico no qual trabalhou principalmente com moda, nos florescentes anos pós-guerra. Pouco tempo depois tornou-se cidadão australiano.

Nos anos seguintes viveu em Londres e Paris, e trabalhou para a Vogue francesa. Criou um estilo muito particular de fotografia, marcado pelo erotismo, frequentemente com alusões Sado-masoquistas e fetichistas. A sua notoriedade mundial aumentou nos anos 80 do século passado com a série "Big Nudes".

~ 1 comentários: ~

the dear Zé says:
at: 22 março, 2012 00:15 disse...

um bocadito fora de mão...

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.