12/01/12

Inside Out Lx


Imagem: JR

No sábado, 138 retratos de pessoas de todas as idades vão ser colados na Avenida da Índia. O projecto "Inside Out Lx", feito por três amigas, é inspirado no conhecido "Women are Heroes".

Os retratos de 1,20 metros por 90 centímetros vão ser colados em paredes na Avenida da Índia, na parte perto de Alcântara, contou à Lusa uma das responsáveis pela iniciativa, Joanne Gatefield. “Inside Out Lx”, da responsabilidade de três amigas, é parte de um projecto muito maior iniciado pelo fotógrafo francês JR, que esteve em Portugal em Novembro no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival.

No projeto Inside Out, as pessoas são desafiadas a enviar retratos em formato digital para o fotógrafo, que este garante imprimir. Os cartazes são depois reenviados aos autores das imagens para serem exibidos nas suas comunidades. Joanne Gatefield, Alexandra Dias e Isabel Pinto aceitaram o desafio e decidiram “fazer parte deste projecto global e aproveitar para espalhar alegria e gargalhadas pela cidade”.

As três quiseram criar um tema para as fotos: “Positive Thinking” [Pensamento Positivo]. “No estado em que nos encontramos, com as pessoas todas para baixo, decidimos que tínhamos que fazer alguma coisa para cima e ir buscar emoção e alegria”, disse Joanne Gatefield.

Chegar aos 138 retratos foi relativamente fácil. “Começámos por amigos, pessoas alegres e expressivas”, explicou. A ideia foi passando de boca em boca e acabaram por juntar em cinco sessões fotográficas, em estúdio, pessoas de várias idades, géneros, profissões e etnias.
A colagem dos posters será feita pelos retratados. Mas, como alguns não poderão estar presentes no Sábado, as organizadoras desafiam “quem quiser participar a aparecer”. O encontro está marcado para o meio-dia. Em Novembro, o mentor do “Inside Out”, JR, disse à Lusa que contava que no espaço de seis meses o seu projecto de arte participativa estivesse em todo o mundo. “Agora está em mais de 102 países, mas vamos estar no mundo todo nos próximos seis meses”, afirmou na altura.

Em Portugal, o projecto já inspirou também um grupo de Lisboa a levar a cabo em Setembro a acção “Um de Nós” na zona de Alcântara, os organizadores do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã, que em Dezembro decoraram paredes de antigas fábricas de lanifícios da cidade com os retratos de pessoas que ali trabalharam, o projecto "Mulheres Extraordinárias", em Coimbra, e o "Olha Lá", no Porto.

No ano passado, JR foi distinguido com o prémio TED (Technology Entertainment Design) por um outro projeto: “Women are Heroes”, que deu origem a um documentário com o mesmo nome.
Fonte: p3/Público.

~ 1 comentários: ~

Otonio says:
at: 13 janeiro, 2012 13:55 disse...

Excelente idea la de juntarse en proyectos comunes.

Muy buena la composición de la fotografía.

Un abrazo.

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.