19/11/11

Lara Jacinto - Novo Talento FNAC Fotografia 2011



Imagem: Lara Jacinto, da série "Arrefeceu a cor dos teus cabelos".

A fotógrafa Lara Jacinto foi a vencedora da edição deste ano do prémio Novo Talento FNAC Fotografia com a série de fotografias “Arrefeceu a cor dos teus cabelos”, um trabalho sobre “a passagem do tempo na forma como vemos os outros e cada um se vê a si próprio”, anunciou a organização nesta quarta-feira.

O portefólio de Lara Jacinto, licenciada em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior e com o curso profissional do Instituto Português de Fotografia, destacou-se entre os mais de 250 apresentados a concurso. Lara Jacinto nasceu em Leiria em 1982 e trabalha com fotografia há dois anos.

Para o Novo Talento FNAC Fotografia 2011, Lara Jacinto apresentou uma série de fotografias que reflectem sobre a percepção da passagem do tempo, “a influência que o tempo que decorre tem no nosso olhar e na percepção que fazemos daquilo que nos rodeia”, lê-se na apresentação do trabalho, que incide sobre duas pessoas, um casal que desperta para a consciência de que tudo mudou.

“A volatilidade do mundo sempre me atraiu, numa mistura de entusiasmo e melancolia. Entusiasmo pela beleza que existe no facto de as coisas orgânicas não permanecerem iguais. Melancolia ao observar vulnerabilidade do homem à passagem do tempo” escreveu Laura Jacinto no texto de candidatura, explicando que o trabalho aconteceu a partir da observação que faz dos outros, “noto que há alturas da vida em que o reconhecimento da alteração do estado das coisas acontece de uma forma profunda e assoladora. É isto que me interessou explorar.”
O júri, constituído por Júlio Duarte (fotógrafo), António Pedro Ferreira (fotógrafo), Mário Teixeira da Silva (director do Módulo – Centro Difusor de Arte, em Lisboa) e Sérgio B. Gomes (autor do blogue Arte Photographica), atribuiu ainda uma menção honrosa a Ana Maria Russo pela série “4/365”, um trabalho sobre a passagem das quatro estações do ano “ao longo de alguns quilómetros que separam pequenas povoações do distrito do Ribatejo e de Lisboa”.
“A ideia passou por fazer um levantamento da vida que existe ao longo das bermas de estrada."

Como prémio Lara Jacinto vai receber uma Canon EOS 7D, assim como uma produção e uma exposição individual, organizada pela FNAC, enquanto Ana Maria Russo receberá um Kit Canon EOS 600D e também irá expor o seu trabalho numa mostra individual.
Fonte: Público.

~ 2 comentários: ~

F3lixP says:
at: 20 novembro, 2011 13:21 disse...

E o que achas?

Eu não apreciei o trabalho da menção honrosa mas não me atrevo a dizer que é mau, é uma questão de perspectiva julgo.
Quanto à vencedora, adorei!! Mas tenho visto imensas reacções negativas, o que é uma pena.

Helder Ferreira says:
at: 22 novembro, 2011 14:07 disse...

Ainda não vi o trabalho dela, mas estou curioso. :)

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Siga por e-mail

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.