14/09/11

JPEGmini



Imagem: JPEGmini


Uma empresa Israelita desenvolveu uma nova tecnologia de compressão de imagens que reduz até cinco vezes o «peso» (na memória) dos ficheiros em formato JPEG, ao mesmo tempo que não compromete a qualidade e resolução.

A ICVT desenvolveu a tecnologia especialmente para a Internet, já que muitos fotógrafos, profissionais e amadores, estão a usar a Web para arquivar os seus trabalhos.
Com a nova aplicação, os utilizadores podem realizar acções como partilha ou upload enquanto poupam largura de banda e tempo.

Eis uma ferramenta perfeita para quem partilha imagens (e-mail, redes sociais, serviços de hospedagem, telemóveis e Powerpoints), usando arquivos mais leves com facilidade e rapidez.

Segundo os autores da aplicação, a JPEGmini usa um analisador de imagens que imita o sistema visual dos humanos. Com base nesta análise, o sistema aplica o máximo de compressão possível de modo a que nunca provoque alterações visuais aos objectos.
Posteriormente, um dispositivo codifica o processo na imagem original, criando a versão mais compacta possível em formato JPEG.
«Combinando estes dois processos, o JPEGmini consegue uma taxa de compressão de até cinco vezes, ou 80% de redução em imagens digitais, dependendo da resolução», explicaram os autores. O que torna este compressor único é que os utilizadores não têm que instalar nada: para utilizar, os cibernautas devem visitar o site e ali proceder ao upload das suas imagens.

O software realizará a compressão automaticamente, exibindo depois o resultado lado a lado com o ficheiro original, para efeitos comparativos.
Não é necessário instalar nenhum software, pois tudo é feito no próprio JPEGmini.

Para quem se registar, tem a possibilidade de fazer upload de álbuns inteiros para redimensionamento de fotografias em série. Para quem opte por não se registar, só poderá processar um arquivo de cada vez.
O JPEGmini, é uma ferramenta grátis.

~ 1 comentários: ~

Helder Ferreira says:
at: 15 setembro, 2011 11:18 disse...

Já tinha lido sobre o sistema na FStoppers ou na PetaPixel (já não me recordo em qual).
Pareceu-me interessante mas deixou-me algumas dúvidas. Como por exemplo, e se não quiseres fazer upload das tuas fotos para o servidor deles por motivos de direitos de autor ou outros semelhantes? :)

De qualquer forma é um avanço tecnológico e de certeza que vai dar muito jeito a muita gente. :)

.. continuo a ter que arquivar os meus DNG ou RAW.. :P

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.