21/07/11

Fotografias inéditas dos Beatles vendidas por 200 mil euros!



Imagem: Mike Mitchell/Christie's

As 46 fotografias a preto e branco que Mike Mitchell fez do primeiro concerto dos Beatles nos Estados Unidos, em 1964, foram vendidas ontem, em leilão, por mais de 285.450 dólares (cerca de 200 mil euros). O valor é quase o triplo dos 100 mil dólares esperados pela Christie’s de Nova Iorque.

As imagens, que permaneceram inéditas até aos dias de hoje, foram tiradas a 11 de Fevereiro de 1964, no Washington Coliseum. Meet The Beatles! tinha acabado de ser lançado nos Estados Unidos, e a euforia com a banda, reflectida nas cinco platinas que o disco alcançou no país, passou para aquela sala habituada a combates de boxe.

Mike Mitchell contava apenas 18 anos, mas, a julgar pelos valores envolvidos neste leilão, conseguiu estar à altura do momento. Uma das fotografias do lote, que mostra os quatro de Liverpool de costas, com as silhuetas desenhadas pela luz, foi licitada por 68.500 dólares (cerca de 47.650 euros). O comprador permaneceu anónimo.
“Quando tirei essa fotografia não dei por isso. Não me lembrava dela até ter encontrado os negativos há cinco ou seis anos. Tinha ficado esquecida porque estava muito sub-exposta e com os métodos tradicionais nunca poderia ser revelada. Pude ressuscita-la graças à tecnologia digital”, contou o fotógrafo, citado pela Euronews.
A segunda fotografia mais valiosa para os licitadores, ontem, mostra John Lennon e Paul McCartney em primeiro plano. Também foi comprada por um anónimo, que decidiu desembolsar 30 mil dólares (cerca de 21 mil euros) pelo objecto. De resto, não houve uma única fotografia, do total de 46, que não tenha sido vendida.

Mike Mitchell guardou as fotografias durante quase cinco décadas (problemas financeiros levaram-nos a desfazer-se delas). Ainda se lembra da experiência de as fazer: “Senti-me realmente entusiasmado, o público gritou durante todo o concerto, e eu estava com a imprensa em frente ao palco e recordo quão alta estava a música”.

O concerto seguiu-se a uma histórica participação no programa televisivo de Ed Sullivan, que registou o que na altura era uma audiência ímpar, de 74 milhões de telespectadores. A "Beatlemania" chegava oficialmente aos Estados Unidos.
Fonte: Público.

~ 3 comentários: ~

Angel Corrochano says:
at: 22 julho, 2011 09:18 disse...

Hombre, para muestra un botón, y la que subes es una GRAN fotografía, pero 200.000 €, un poco desproporcionado, ¿no?
Abrazos

F3lixP says:
at: 23 julho, 2011 18:45 disse...

Li sobre isto ontem, é sem sombra de dúvida uma história muito interessante.

Não sei se teria guardado as fotos tanto tempo.

Helder Ferreira says:
at: 25 julho, 2011 18:48 disse...

Haja dinheiro. :)

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.