19/06/11

Os pequenos fotógrafos de Bamako



Imagem: (c) UNICEF Mali/2011/Rokiatou Guindo (14 anos)

Vinte e uma crianças de rua fotografaram, durante o mês de Abril, as ruas do Mali no âmbito da sétima edição do projecto "Eye see" da Unicef. As fotografias foram agora publicadas e mostram o país aos olhos destes meninos, muitos dos quais vivem no limiar da pobreza. O grupo contou com a ajuda do fotógrafo internacional Giacomo Pirozzi. Durante os cinco dias as crianças participaram num Workshop em Bamako, capital do Mali. Rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, fotografaram as ruas que conhecem, desde que nasceram, de acordo com o comunicado no site da Unicef. Esta iniciativa da Unicef teve origem em 2005, após ter ocorrido o terramoto no Paquistão, e deu a conhecer através da objectiva de câmaras fotográficas manuseadas por crianças e adolescentes, os acontecimentos da altura. O "Eye See" no Mali foi possível devido à parceria entre a Unicef e a Sony.
"É com enorme prazer que providenciamos o material assim como oportunidades para esta geração", disse Hidemi Tomita, responsável do departamento de responsabilidade social da Sony. Hidemi Tomita adiantou ainda que " irão realizar-se mais workshops no Mali e estamos muito satisfeitos poder trazer a fotografia até estas crianças". O workshop permitiu não só ensinar a fotografia a estas crianças assim como introduzir a aprendizagem sobre os direitos humanos. “Nestes workshops as crianças aprenderam a lidar com as câmaras, a contar histórias através da fotografia, e relatar situações para o público", disse um dos formadores. Amadou Keita, com 15 anos de idade, disse durante o workshop que quer defender os direitos das crianças: “Quero registar através de fotografia como ocorre o abuso dos direitos das crianças". Fonte: BoasNotícias.pt

~ 3 comentários: ~

F3lixP says:
at: 19 junho, 2011 21:55 disse...

Belo artigo, é uma boa ideia esta. E a fotos, as fotos são magníficas.

Angel Corrochano says:
at: 20 junho, 2011 08:55 disse...

Una acción realmente interesante, una manera de ver la fotografía de forma completamente diferente y aportar algo de esperanza a esos niños, que nunca deberían pasar por esas circunstancias.
Gracias por la info. Un referente
Un abrazo

Unknown says:
at: 21 junho, 2011 09:23 disse...

Muito interessante este artigo. Uma motivação e um grito de esperança. Obrigada por partilhares. Abraço

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.