15/06/11

Google Images



Imagem: Google


Desde ontem que a Google disponibiliza, além da pesquisa por voz, uma pesquisa de imagens no seu browser. Esta tecnologia já estava disponível, desde 2009 nos telemóveis, agora passou a estar também disponível em qualquer computador em 40 idiomas.
Ao lado do microfone, em images.google.com, está uma pequena câmara para utilizar a nova funcionalidade de pesquisa por imagem. Ao clicar neste ícone, o utilizador carrega qualquer fotografia do seu computador ou um endereço de uma imagem na Internet e o Google tenta adivinhar o que é. A empresa aconselha a testar esta funcionalidade “quando estiver às voltas com fotografias antigas de férias e a tentar identificar paisagens”. Em simultâneo, o Google está também a disponibilizar as extensões para o Chrome e Firefox que permitem pesquisa qualquer imagem da web com um clique.
Esta é uma funcionalidade que a Google vai "roubar" à TinEye, tecnologia que costumo utilizar para ver se alguma das minhas imagens está a ser utilizada noutro sítio como sendo de outra pessoa, algo que acontece mais vezes do que se pensa. Ora, as vantagens que encontrei no Google em relação àquele é a rapidez de resultados, a apresentação de imagens semelhantes mas principalmente a simplicidade de se poder simplesmente arrastar uma qualquer imagem para a pesquisa sem a necessidade de escrever a morada da imagem.
Aconselho experimentarem este serviço, não só para saberem onde fica aquela imagem que tiraram nas férias (mas convém ter um monumento ou uma paisagem icónica) e já não se lembram ou para saber se alguém anda a utilizar as vossas imagens dizendo que são eles os autores.

~ 3 comentários: ~

f3lixP says:
at: 16 junho, 2011 15:29 disse...

Desconhecia esta nova funcionalidade, muito interessante. Obrigado pela partilha.

Helder Ferreira says:
at: 16 junho, 2011 22:46 disse...

Giro, uso o Google images imensas vezes, mas ainda não me tinha apercebido disto. :)

Sérgio Pontes says:
at: 18 junho, 2011 18:17 disse...

Também não conhecia completamente, obrigado por partilhares

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.