28/06/11

Fotógrafos internacionais recriam Guimarães



Imagem: Guimarães 2012


Durante o próximo mês de Julho, a área de programação “Arte e Arquitectura” da Capital Europeia da Cultura vai receber, em residência artística, o fotógrafo belga Filip Dujardin – 13 a 18 de Julho –, e o sueco J.H. Engström – de 18 a 30 de Julho –, num projecto com a curadoria de Pedro Bandeira e Paulo Catrica.

No total serão quatro fotógrafos cujos trabalhos culminam numa exposição em 2012, com a produção da TecMinho e da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.

A “Missão Fotográfica” terá como tema a arquitectura e a paisagem enquanto construção cultural e a fotografia enquanto instrumento de reflexão estética sobre um território que se esforça por resistir às mais recentes conturbações económicas. E que implicaram, de modo expressivo na região, uma deslocação global da indústria têxtil.

Para dar corpo a esta missão foram convidados os fotógrafos Guido Guidi, Katalin Deér, J.H. Engström e Filip Dujardin, que interpretam um território que o geógrafo Álvaro Domingues denomina por “paisagem transgénica”.
Uma paisagem tornada esquizofrénica, polarizada entre a cidade extraordinária carregada de memórias, narrativas e identidades, e a paisagem ordinária, genérica, difusa, onde os restos do mundo rural se dissolveram entre fábricas, veigas, bouças, casas e estradas.

Recorde-se que em 2012 a cidade de Guimarães é Capital Europeia da cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade.

Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.

~ 1 comentários: ~

F3lixP says:
at: 28 junho, 2011 18:33 disse...

Gosto disto e não me posso esquecer. Obrigado pela partilha.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.