20/04/11

Tim Hetherington morre na Líbia



Imagem: Tim Hetherington, por Matt Stuart

Tim Hetherington, foto-jornalista e cineasta morreu hoje quando cobria o conflito na Líbia. "Tim morreu cerca de duas horas atrás", disse Peter N. Bouckaert, da Human Rights Watch, em Genebra, um amigo de Hetherington. "Três outros jornalistas também foram atingidos [num] ataque, sendo um fotógrafo da Getty Chris Hondros [que foi seriamente ferido]; fotógrafo Guy Martin, da Agência Panos, que está em estado muito grave, e um freelancer, Michael Brown, levemente ferido ".

Nascido no Reino Unido, Hetherington de 41 anos, estava baseado em Brooklyn, tinha dupla cidadania britânica e americana, era mais conhecido por trabalhar no Afeganistão. Em 2007, ganhou o cobiçado World Press Photo of the Year Award pela sua cobertura de soldados americanos no Vale do Korengal, um dos três prémios World Press que ele recebeu. Essas atribuições no Afeganistão serviu como base ao Oscar 2010 para melhor documentário, com "Restrepo", que dirigiu com Sebastian Junger, autor de "A Tempestade Perfeita".
Hetherington foi amplamente respeitado pelos seus pares pela sua bravura e camaradagem. A sua imaginação, até mesmo a abordagem artística dos assuntos fotojornalísticos levou a muitas honras, incluindo uma bolsa da Fundação Nacional de Ciência, Tecnologia e Artes, bem como uma doação da Fundação Hasselbald. Lançou outros dois filmes, "Libéria: Uma Guerra Não Civil" (2004) e "The Devil Came on Horseback" (2007).

~ 4 comentários: ~

:.tossan® says:
at: 20 abril, 2011 22:56 disse...

Pois é meu amigo fotógrafo profissão perigo quando cobre querras e conflitos. Abraço

F3lixP says:
at: 21 abril, 2011 16:31 disse...

Pois é, uma grande perda no mundo da fotografia e comunicação.
Muitas vezes digo que seria capaz de ir para cenário de conflito e fotografar, ainda não retiro o que disse mas coloquei uma frase no meu blog hoje que é preciso ter em conta sobretudo em situações destas.

mfc says:
at: 21 abril, 2011 17:59 disse...

São os riscos (assumidos) que um repórter de guerra corre!

Sérgio Pontes says:
at: 22 abril, 2011 21:51 disse...

Foi de facto uma grande perda!

Que ele esteja em paz

Boa Pascoa

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.