09/03/11

Uma casa de avó transmontana em Barcelona



Imagem: André Chiote

“A Casa da Avó” é a exposição do arquitecto André Chiote que, inspirado pelo lugar onde passava férias na infância em Chaves, expõe 20 fotografias na Casa Portuguesa em Barcelona.

“São fotografias que fazem parte do meu imaginário das memórias de infância das minhas férias, na casa da minha avó em Chaves”, disse à Lusa André Chiote sobre a exposição que já esteve no Clube Literário do Porto e na Filantrópica da Póvoa de Varzim.

Fotografias de pormenores como livros, discos de música da época, electrodomésticos antigos, bebidas nacionais como a amêndoa amarga e recantos de uma casa antiga típica de Chaves são, segundo o arquitecto, comuns ao “imaginário de uma geração”.

“São muitas as pessoas que se revêem em muitos pormenores. Na inauguração disseram-me: a minha avó também tinha um fogão da marca Leão”, contou.

André Chiote nasceu em 1978 em Chaves, é licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Exerce a profissão na Póvoa de Varzim, onde vive, e desde 1999 faz regularmente exposições individuais e colectivas em Portugal, França e Espanha.

É nos tempos livres que o arquitecto pinta, desenha e tira fotografias. Na pintura dedica-se a retratos e figuras humanas e conquistou, em 1996, o Prémio de Pintura Augusto Gomes, em Matosinhos.

André Chiote confessou à Lusa que expor trabalhos fora de Portugal é “difícil” devido à logística, porém “se tiver trabalhos pequenos que me permitam levar a sítios fora de Portugal, onde gostem de ver o meu trabalho, óptimo, é importante que haja oportunidade”, disse.

“Não posso trazer trabalhos de grandes dimensões no avião. Fotografias e desenhos pequenos tudo bem, cabem na mala, para mais do que isso é necessário uma estrutura que aguente, e eu não tenho”, concluiu.

A exposição “ A Casa da Avó” inaugurou na sexta-feira passada e estará patente na Casa Portuguesa em Barcelona até ao próximo dia 11 de maio.

Desde a abertura da primeira “A Casa Portuguesa” em 2006, pioneira em Barcelona, a empresa apostou na importação de produtos portugueses e aproveita o espaço para fazer actividades culturais que divulguem a cultura nacional em Barcelona. Fonte: Lusa.

~ 3 comentários: ~

Merce says:
at: 09 março, 2011 18:13 disse...

Vaia cambio de imaxen!!! gustame :)

Eu tamen queria cambiar, pero agotame solo o de pensar no cambio da platilla outra vez mais...

Biquiños!!!

Helder Ferreira says:
at: 09 março, 2011 18:34 disse...

Muito bem. Parece-me bem interessante.

Teté M. Jorge says:
at: 10 março, 2011 01:08 disse...

Me encantei com essa foto...

Beijos.

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.