10/03/11

BesPhoto 2011 no Museu Berardo até 13 de Junho




Os artistas que irão participar na edição do BESphoto 2011 são: Carlos Lobo, Kiluanji Kia Henda, Manuela Marques, Mário Macilau e Mauro Restiffe.
Na opinião do Júri, a nomeação de Carlos Lobo (Portugal), resultou da precisão da sua abordagem à fotografia de paisagem urbana tendo como referência as exposições The sonic booms, 2009, e Far Far East, 2010, na Galeria MCO Arte Contemporânea (Porto).
A escolha do artista Kiluanji Kia Henda (Angola) prende-se com o trabalho desenvolvido em torno da sua experiência da história recente de Angola e da crítica incisiva sobre a condição pós-colonial do seu país. Destaca-se o trabalho apresentado na exposição da Galeria SOSO – Arte contemporânea africana (São Paulo) e na sua participação na Bienal de São Paulo, 2010.
A nomeação de Manuela Marques (Portugal) prende-se com a sua poética da intimidade expressa em diversos projectos fotográficos da artista, nomeadamente na Exposição In Situ na Galeria Caroline Pagès (Lisboa), 2010.
Sobre a selecção de Mário Macilau (Moçambique), o júri salienta a qualidade da sua representação do panorama social e cultural de Moçambique e da linha ténue que situa o seu trabalho entre a ficção e o documentário. Destaca-se o trabalho apresentado na exposição no Centro Cultural Português/Instituto Camões (CCP/IC) de Maputo, 2009.
Sobre a escolha de Mauro Restiffe (Brasil), o júri realça o uso que o artista faz da tradição da história da fotografia na tomada de paisagens contemporâneas tendo como referência a exposição Mirante apresentada no âmbito do Festival PhotoEspaña09, Casa de América, (Madrid), 2009 e Galeria Fortes Vilaça (São Paulo), 2010.

Cada um dos artistas recebeu uma bolsa de produção para a realização de novos trabalhos que vão ser agora apresentados no Museu Colecção Berardo, e em São Paulo, na Pinacoteca, em Agosto e Setembro deste ano.

Helena Almeida (2004), José Luís Neto (2005), Daniel Blaufuks (2006) e Miguel Soares (2007), Edgar Martins (2008) e Filipa César (2009) foram os vencedores das edições anteriores.

Os artistas seleccionados apresentarão os seus trabalhos no Museu Colecção Berardo numa primeira exposição que estará patente de 14 de Março a 13 de Junho de 2011.

~ 2 comentários: ~

L.Reis says:
at: 10 março, 2011 16:11 disse...

'bora lá ver isso!

Armindo C. Alves says:
at: 13 março, 2011 23:42 disse...

Espero que a fotografia saia mais dignificada, que em anos anteriores.

(Museu Berardo? Porquê? Não posso aceitar!)

Boa semana.
Abraço.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.