Primeira retrospectiva em França, do fotógrafo e cineasta Larry Clark, nascido em 1943 em Tulsa EUA. A exposição, concebida em estreita colaboração com o artista, de volta a 50 anos de criação com mais de 200 cópias originais, a maioria deles inéditos, e comissariada por Sébastien Gokalp, está a dar polémica.
Esta exposição, do director do filme Kids (1995), foi proibida a maiores de 18 anos. As imagens estão em exibição no Museu de Arte Moderna de Paris, até 2 de Janeiro de 2011, mas a autarquia proibiu a entrada aos mais jovens.
Segundo a imprensa internacional, a proibição está a causar polémica. As imagens mostram adolescentes a ter relações sexuais, a consumir droga e a usar armas de fogo.
A autarquia socialista da capital, que dirige o Museu de Arte Moderna de Paris, alega que a proibição baseia-se no Código Penal, que define como crime a difusão de imagens «com carácter violento e pornográfico, quando essas mensagens podem ser vistas por menores».
«Não sou um puritano, mas muitos que lançaram a polémica não viram a exposição. Enviei para os jornais seis fotos que causam problemas e nenhum ousou publicá-las. Nós também não podemos mostrá-las aos menores de idade», afirma Christophe Girard, secretário municipal da Cultura, citado pela BBC. Fonte IOL.
~ 4 comentários: ~
at: 09 outubro, 2010 22:45 disse...
Mais informação.
Ainda bem que há quem tenha a gentileza de gastar parte do seu tempo em benefício de todos.
Obrigado.
Abraço.
at: 10 outubro, 2010 19:29 disse...
bella foto, un abrazo
at: 11 outubro, 2010 19:31 disse...
Sendo assim, pronto, já não vou.
at: 13 outubro, 2010 16:57 disse...
sus imágenes no dejan indiferentes a ciertas sociedades. Es lo que tiene la realidad, a veces.
saludos
~ Enviar um comentário ~