08/07/10

Alfredo Cunha - 40 anos de fotografia


“Estamos no Mesmo Sítio 1970 - 2010” foi a metáfora escolhida por Alfredo Cunha para baptizar a retrospectiva de quatro décadas dedicadas ao fotojornalismo, que se inaugura hoje no Arquivo Municipal de Lisboa.

“O mundo mudou, mas levou-nos para o mesmo sítio. Estamos no mesmo sítio porque os problemas são os mesmos. Eu, se quiser, faço fotografias iguais, como fiz há 40 anos, com o mesmo aspecto e isso não deveria ser possível” disse Alfredo Cunha, sobre o nome da exposição que assinala a doação do seu espólio ao Arquivo Fotográfico lisboeta.

Para o fotojornalista, dono de um longo percurso nos meios de comunicação portuguesa, com passagens por jornais como “O Século” ,“Público” e “Jornal de Notícias”, as mudanças que aconteceram em Portugal são superficiais: “Mudou o verniz da sociedade, mas o profundo da sociedade não mudou e isso é um problema da distribuição da riqueza, é um problema da desigualdade, da ganância”.

Com 40 décadas dedicadas ao fotojornalismo, Alfredo Cunha habituou-se à palavra crise, uma constante ao longo dos seus 57 anos, algo que não o assusta.

“Mantenho-me porque gosto muito da fotografia. Sou um sobrevivente” revelou, salientando que encontrou mais dificuldades há 40 anos, quando quis entrar no jornalismo, do que agora.

Nos anos 70, o gosto pela fotografia era uma descoberta recente do homem que começou a fotografar aos dez anos ?obrigado? pelo pai, que o levou consigo para retratar casamentos.


“Sou a terceira geração de fotógrafos na família. Tive um avô chamado Alfredo Cunha, um pai chamado António Cunha. Foi estilo “quer queiras que não, vais ser bombeiro voluntário”, contou o actual director adjunto da Global Imagens.

A exposição “Estamos no Mesmo Sítio 1970 - 2010” estará em exibição no Arquivo Municipal de Lisboa até 8 de Setembro. Fonte: JN


~ 1 comentários: ~

Armindo C. Alves says:
at: 08 julho, 2010 23:05 disse...

Mais uma vez de volta. Na sequêcia das tuas fotos fiquei com curiosidade de conhecer ao vivo o Mercado do Bom Sucesso. Luz, espaço, linhas, geometria...
Como sempre, informação e actualidade em cima da hora.
O teu portal continua a ser lugar obrigatório.
Parabéns.

Abraço.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.