08/06/10

"Maior Exposição Fotográfica do Mundo"


As montras de 62 lojas do Chiado (Lisboa) vão, a partir de quinta-feira, expor imagens captadas pelas lentes de 200 fotógrafos nacionais, no âmbito daquela que a organização diz ser a “Maior Exposição Fotográfica do Mundo”.

“As montras vão servir de galerias. Serão cerca de 120 montras, de 62 lojas situadas na Rua do Carmo, na Rua Nova do Almada e no Largo do Chiado”, disse à Lusa a comissária da exposição Aurora Diogo.

“Dar oportunidade de expor ao maior número de fotógrafos possível e aliar a fotografia ao património arquitectónico da zona do Chiado”, são, segundo Aurora Diogo, os objectivos principais da iniciativa.

Nas várias montras estarão expostas imagens da autoria de 200 fotógrafos nacionais – amadores, profissionais e estudantes de fotografia – alguns convidados pela organização e outros que aderiram ao grupo criado na rede social facebook para o efeito.

Além da iniciativa das montras, o Chiado recebe ainda dez exposições individuais de fotógrafos consagrados em diversos locais.

A montra da Vista Alegre recebe as imagens captadas pela lente de Gérard Castello-Lopes, o Hotel do Chiado acolhe a exposição do fotógrafo de moda Carlos Ramos, e o espaço onde em breve abrirão duas lojas de roupa terá expostas fotografias de música de Rita Carmo.

As Galerias Pombalinas, o Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, o Centro Nacional de Cultura, o Espaço Santa Casa, os Armazéns do Chiado, a livraria Férin e o Governo Civil de Lisboa são os restantes espaços que de 10 a 20 de Junho recebem exposições individuais de fotografia no âmbito desta iniciativa.

Ainda no âmbito da “Maior Exposição Fotográfica do Mundo”, a Fnac do Chiado acolhe os colóquios “Direitos de Autor” e “Fotojornalismo, que futuro?”, respectivamente nos dias 11 e 17 de Junho.

Aurora Diogo adiantou ainda à Lusa que, no âmbito desta iniciativa, “será apresentada a edição especial da revista DIRECTARTS, cujos conteúdos são exclusivamente referentes ao evento, numa versão bilingue”.

“O número de Julho da revista, que chega às bancas na quarta-feira, terá entrevistas com os dez fotógrafos das exposições individuais e respectivos portfolios, informação geral sobre a iniciativa, e galerias de fotos que retratam o Chiado, registadas por alunos dos cursos de fotografia da ETIC, Ar.Co e IADE”, disse.

A “Maior Exposição Fotográfica do Mundo” associou-se entretanto às Festas da Cidade e tem já garantida edição no ano que vem.

Para 2011, a ideia é “tentar diversificar, para não repetir nomes de fotógrafos, dando assim oportunidade a mais” e “aumentar a área da exposição até às zonas da Baixa e da Avenida da Liberdade”, revelou a responsável.

Para promover a iniciativa, a sede do Turismo de Lisboa, na praça dos Restauradores, recebe nas suas montras, a partir de terça-feira, fotografias dos participantes. Fonte Jornal i.

~ 1 comentários: ~

R.Ferrari says:
at: 08 junho, 2010 22:53 disse...

Meus cumprimentos pelo seu dispor em divulgar fatos e acontecimentos do mundo fotografico.
Enhorabuena.

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.