11/04/10

O mundo em imagens, do séc. XIX ao séc. XX, vai a leilão


Nas próximas quarta e quinta-feira (14 e 15 de Abril), a Christie’s realiza em Nova Iorque uma grande venda dedicada à fotografia, dividida em três leilões. O primeiro dedicado a Irving Penn, com fotografias pertencentes à colecção de Patricia McCabe. Depois, um dedicado às obras da Baio Collection e a seguir o último leilão com nomes como Charles Sheeler ou Ansel Adams. Ao todo serão mais de trezentos lotes com a Christie´s a esperar amealhar uma quantia à volta de 4 a 5,8 milhões de euros.

De Irving Penn serão colocados à venda 67 fotografias, mostrando como ele foi um dos mais influentes e prolíficos fotógrafos do séc. XX, algumas que ficaram na história da sua carreira. Exemplo disso é Cuzco Children (1948), com uma estimativa de 74 a 111 mil euros; Poppy: Glowing Embers New York (1968), com valores entre 51,8 a 66,6 mil euros; ou, e pela primeira vez em praça, In a Cracked Mirror (1986), com estimativa entre 18,5 a 25,9 mil euros.

Da Baio Collection, um conjunto que retrata os vários métodos e técnicas na fotografia dos últimos 170 anos. A liderar este grupo, a fotografia Jouer d’Orgue, de Eugène Atget, estimada em 111 mil euros. The Water’s Edge (Hungarian Sea), de Lázló Moholy-Nagy, que chegou a integrar a colecção do MoMA, podendo chegar aos 18,5 mil euros.

O último leilão, com vários artistas, é liderado por Paul Strand com Portrait, Rebecca (1922), cuja estimativa varia entre 185 mil e 259 mil euros. Charles Sheeler, Imogen Cunningham, Edgar Degas, Lewis W. Hine ou Ansel Adams são outros fotógrafos representados. Fonte: Notícia Sábado’222.

Imagem: Cuzco Children, Irving Penn (1948).

~ 1 comentários: ~

Crissant says:
at: 11 abril, 2010 17:04 disse...

Preciosos artistas, quem pudera ter uma dessas obras em minha casa....
Um abraço!

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Siga por e-mail

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.