01/04/10

Exposição de Peter Granser em Braga


O Museu da Imagem, em Braga, inaugurou quinta-feira uma exposição de fotografia, intitulada 'Signs', do austríaco Peter Granser, com trabalhos sobre os Estados Unidos da América. O director do Museu, Rui Prata adiantou hoje à Lusa que Granser, alemão naturalizado austríaco, 'tem viajado ao longo dos Estados Unidos da América e, através de dois 'deslumbrantes livros', 'Sun City' e 'Coney Island', reduziu o seu lado colorido a ruínas esbranquiçadas pelo sol'.

'Desde a fundação dos Estados Unidos que é frequente os europeus perseguirem o corte dos sentimentos americanos; existe um amplo leque de trabalhos clássicos, que se estende dos estudos de Alexis de Tocqueville ao livro de fotografia 'The Americans', de Robert Frank, ou ao filme 'Paris Texas', de Wim Wenders', disse.

Rui Prata salientou que, 'a exposição 'Signs', apresentada em forma de ensaio sobre uma América conservadora, penetra profundamente, pela sua forma minimalista, num ambiente em que o país assiste a uma viragem histórica'. Acrescentou ainda que as imagens expostas 'foram captadas no Texas, Estado que George W. Bush declarou ser a sua casa e onde uma estrita piedade e combatividade desafiadora se combinam numa atitude estranha aos europeus'.

Peter Granser - esclarece Rui Prata - evita ser polémico: 'as suas fotografias são umas vezes subtis, outras conflituosas, através de sinais vazios abandonados na paisagem texana, são olhares do estranho que muito conhece, mas nada reclama'. A mostra 'Signs' vai ficar patente, no Museu da Imagem, até 16 de Maio, de terça a sexta-feira, e aos sábados e domingos.

Peter Granser (1971) nasceu em Hannover (Alemanha) e tornou-se cidadão austríaco, país onde recebeu a sua formação. Expõe regularmente desde 1999 e os seus projectos têm sido apresentados na Europa, América e China, quer em exposições individuais, quer colectivas.

Dos inúmeros locais onde já se mostrou destacam-se a Bienal de Veneza (2006), Museum of Fine Arts de Huston (2007), Museum of Fine Arts de Chicago (2008), e New Orleans Museum of Art (2009), entre outros. A qualidade do seu trabalho mereceu-lhe a atribuição de inúmeros prémios, como o Prémio Descoberta nos Rencontres d'Arles (2002) e o World Press Photo. Publicou já quatro livros ('Sun City', 'Alzheimer', 'Coney Island' e 'Signs') e as suas imagens estão em 20 catálogos. A sua obra integra algumas das mais prestigiadas colecções mundiais. Fonte: LUSA

Imagem: Peter Granser

~ 0 comentários: ~

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.