12/02/10

World Press Photo 2009 ganho por italiano com fotografia sobre o Irão


Um grupo de mulheres grita em protesto a partir do telhado da sua casa nos dias seguintes ao anúncio dos resultados das polémicas eleições presidenciais no Irão. A imagem é uma das várias tiradas pelo fotógrafo italiano Pietro Masturzo em Junho do ano passado em Teerão e foi considerada a melhor fotografia de 2009 pelo júri do World Press Photo.

“A foto mostra o princípio de alguma coisa o princípio de uma grande história. Acrescenta perspectivas à notícia. Toca-nos tanto visualmente como emocionalmente, e o meu coração entregou-se imediatamente”. Estas foram as palavras escolhidas pelo presidente júri do prémio da 53.ª edição, Ayperi Karabuda Ecer, para justificar a escolha do trabalho de Pietro Masturzo, fotógrafo freelancer.

Masturzo esteve este Verão na capital iraniana para fotografar os dias que se seguiram ao anúncio da reeleição de Mahmoud Ahmadinejad para a presidência da República Islâmica. Foram dias de contestação e de violentos protestos que ocuparam as ruas de Teerão. À noite as ruas ficavam desertas e os iranianos recolhiam às suas casas, mas os protestos continuavam. Ao final do dia 24 de Junho, Masturzo viu um grupo de mulheres que continuaram a manifestar-se a partir do telhado da sua casa e fotografou-as, apesar das restrições impostas pelo Governo iraniano à divulgação de imagens sobre a revolta.

A história contada por imagens pelo italiano resultou numa reportagem que lhe valeu ainda o primeiro prémio para a categoria Pessoas nas Notícias. In, Público.

Pode ver toda a galeria dos vencedores Aqui.

Imagem: Pietro Masturzo

~ 2 comentários: ~

Aretusa says:
at: 12 fevereiro, 2010 18:10 disse...

Me gusta esta toma misteriosa.
Saludos

Gonçalo says:
at: 14 fevereiro, 2010 18:05 disse...

Dass, é por causa de comentários como o anterior que cada vez mais me repulsa este mundo da blogosfera do toma lá,dá cá dos comentários. Embora espanhol, esse "comentador" nem se deu ao trabalho de ler o texto ou de pelo menos perceber o que raio era a foto.
Bem, voltando ao tema, acho as fotos deste ano do WPP um pouco fracas em comparação com anos anteriores, embora o do ano passado também fosse inferior aos dos anos anteriores, mas melhor que este.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Siga por e-mail

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.