A Magnum, a mítica agência de fotografia criada em 1947 em forma de cooperativa de gestão directa das fotografias, vendeu a sua colecção de 185 mil imagens impressas à empresa de investimentos, pertencente a Michael S. Dell, proprietário do fabricante de computadores Dell.
Não é conhecido o valor da venda, no entanto, transacções recentes apontavam para que a colecção pudesse alcançar o valor de 100 milhões de dólares.
Entre as fotografias vendidas estão a do desembarque de Normandia de Robert Capa, retratos de Picasso por Cartier-Bresson, fotografias de Che Guevara tiradas por Rene Burri. A colecção passará a ser gerida, pelo menos durante os primeiros cinco anos, pelo centro Harry Ransom da Universidade de Texas, Austin.
“MSD Capital é o sócio ideal”, assegura Mark Lubell, director geral da agência. “Através de um acordo, estamos em condições de conhecer, celebrar e preservar o passado histórico da Magnum, além de continuar sempre a inovar desenvolvendo novas plataformas para o futuro”, podia ler-se num comunicado.
A MSD Capital adquiriu apenas o arquivo impresso da agência, mas não os direitos de exploração das imagens.
~ 1 comentários: ~
at: 06 fevereiro, 2010 15:48 disse...
woowww!! no puedo creer que Dell compro los archivos de fotos de Magnum!!! Ojala pueda ir a Texas y ver esa coleccion en vivo!!!
gracias por la noticia Ruimnm!!!!
~ Enviar um comentário ~