05/01/10

Português vence concurso de fotografia "Noites de Galileu"



Está entre 1300 a 1500 anos-luz da Terra e é conhecida por ser uma zona próspera na criação de estrelas: a Nebulosa de Orion valeu ao engenheiro electrotécnico Luís Miguel Santo, de 34 anos, o primeiro prémio do concurso mundial de astrofotografia das "Galilean Nights" ("Noites de Galileu"), um dos projectos-chave do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009).

A fotografia, captada na Atalaia (Montijo), foi a vencedora da competição "Beyond Earth" ("Para além da Terra"), que juntou imagens do Universo captadas por todo o globo. Os participantes foram desafiados a obter imagens dos objectos astronómicos estudados por Galileu Galilei, o cientista que há 400 anos protagonizou as primeiras observações do céu realizadas através de um telescópio e que inspirou a Organização das Nações Unidas a decretar 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.

Para o engenheiro electrotécnico, o prémio internacional foi uma "cereja no topo do bolo", principalmente porque, sendo a astrofotografia uma paixão, captar uma fotografia dos astros para além da Terra não é fácil e requer um "árduo" trabalho de aprendizagem. "O ritual de preparação e obtenção de uma astrofotografia tem algo que se lhe diga. Começa por preparar de antemão os objectos a fotografar, bem como definir os principais parâmetros de exposição, enquadramento, e montar o equipamento... Uma sessão normal inicia-se pelas 22h e pode terminar quando a estrela mais perto da terra dá a volta", frisa.

Portugal já tinha sido galardoado pelo seu empenho no Ano Internacional da Astronomia, distinguindo-se entre a centena de países participantes. No Verão passado, Ana Mourão, investigadora do Centro Multidisciplinar de Astrofísica (CENTRA/ IST), e a Fundação Navegar foram recompensados pela Comissão Internacional do AIA2009, por ter dado vida, com dedicação e originalidade, a dois dos mais relevantes eventos da iniciativa "100 Horas de Astronomia", que decorreu entre 2 e 5 de Abril.

O Ano Internacional da Astronomia (www.astronomia2009.org) é organizado a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Nacional Ciência Viva e da European Astronomical Society (EAS).

O concurso de astrofotografia foi promovido no âmbito das "Noites de Galileu", um evento de divulgação da Astronomia promovido à escala planetária e que, em Outubro, reuniu mais de 1300 actividades em cerca de 90 países de todos os cantos do globo. In, Jornal i.

Poderá ver todas as fotografias a concurso Aqui.

Imagem: Luís Miguel Santo

~ 7 comentários: ~

Maria says:
at: 05 janeiro, 2010 21:13 disse...

Estas fotografias de astronomia encantam-me!
Deve ser uma área muito interessante!
Esta Galáxia é espectacular, como aliás todas as captadas.
Abraço
Maria

Remus says:
at: 05 janeiro, 2010 21:26 disse...

Aqui está um estilo de fotografia que também adorava fazer. :-)

R.Ferrari says:
at: 05 janeiro, 2010 22:02 disse...

Parabéns a Luis Miguel Santo, pela foto e grande trabalho e você amigo, por divulgar e homenagear este fato. abraços.

Ruth Rafaela
at: 05 janeiro, 2010 22:13 disse...

Fabulosa!! Galardoação concerteza bem merecida.
Parabéns ao Engº Luis Miguel Santo.
É de facto um trabalho difícil e minicioso que requer um certo rigor, o de fotografar através de um telescópio.

alfonso says:
at: 05 janeiro, 2010 23:02 disse...


• Las fotos que nos muestras son extraordinarias. Algo que a todos nos gustaría conseguir.
Mientra tanto, haremos fotos más cercanas.


• saludos
____________________________________
CR & LMA

Mª Angeles B. says:
at: 06 janeiro, 2010 12:13 disse...

Tiene que costar mucho hacer fotos de este tipo,....son expectaculares.

Besos

hellag says:
at: 06 janeiro, 2010 13:00 disse...

fantástica a foto e parabéns pela sua divulgação neste site

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.