21/01/10

Fotógrafo luso-americano distinguido com prémio Hasselblad Masters


A imagem de uma noiva, registada no Palácio Foz, em Lisboa, valeu ao fotógrafo luso-americano João Carlos o prémio Hasselblad Masters 2009, promovido por aquela marca sueca de máquinas fotográficas. A fotografia foi considerada a melhor na categoria Social, de um total de dez áreas distintas da fotografia internacional, como Editorial, Paisagem, Retrato e Arquitectura.

João Carlos, 32 anos, radicado em Nova Iorque, venceu com uma fotografia de moda feita em 2004 no edifício do Palácio Foz, com uma criação de Susana Agostinho para uma produção de vestidos de noiva. A produção resultou na edição de um calendário e numa exposição, com o autor a doar os lucros à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

"Estou contentíssimo, é muito prestigiante, um reconhecimento mundial que é muito bom, pelo título, pelo júri que escolheu os vencedores", disse João Carlos à agência Lusa, em reacção ao anúncio dos premiados. Filho de pais portugueses, João Carlos nasceu em Nova Iorque, viveu em Portugal nos anos 1990, onde se formou em pintura, escultura e história de arte, e regressou aos Estados Unidos há dois anos.

O prémio Hasselblad Masters traduz-se na oportunidade dos vencedores poderem utilizar equipamento daquela marca sueca para a realização de um projecto que será publicado em livro. Além disso, João Carlos foi convidado a assinar a nova campanha de imagem da Hasselblad Masters para os próximos dois anos, um convite que considera tão importante com a conquista do prémio.

O currículo de João Carlos inclui trabalho em diferentes áreas, do fotojornalismo a editorial de moda, de fotografia de cena em cinema a campanhas publicitárias. Já trabalhou para as revistas Wallpaper, Umbigo, Cerimónia e Número e entre os seus clientes contam-se a Nike, Avon, Pfizer, Elite Models, L'Agence Models e Vodaphone.

Depois de uma temporada em Lisboa, João Carlos regressou há dois anos a Nova Iorque, cidade onde diz que o mercado é muito maior e onde é julgado apenas pelo seu trabalho. "Estando em Nova Iorque já consegui trabalhos mais importantes em Portugal do que quando estava aí", disse o fotógrafo. Fonte: LUSA.

Imagem: João Carlos

~ 8 comentários: ~

Catalina Ginard says:
at: 21 janeiro, 2010 17:22 disse...

A juzgar por la fotofrafía...merecida distinción...un saludo.

Anónimo
at: 21 janeiro, 2010 17:45 disse...

es increible la creatividad que existe en cada persona para hacer de lo ordinario cosas extraordinarias.
Esta de fabula esta imagen.. gracias por compartirnos.

saludos!

Angel Corrochano says:
at: 21 janeiro, 2010 18:05 disse...

Enhorabuena, me agrada conocer la buena noticia, y de veras que me alegro, ya son muchos los amigos portugueses que este mundo foto-bloggero me ha permitido conocer, y estoy seguro, que de alguna forma, todos os sentís un poco premiados.
gracias por la info
un abrazo

Armindo C. Alves says:
at: 21 janeiro, 2010 21:39 disse...

Caro RUI
Continuação de excelentes fotografias e informação.
Agradeço a tua atenção pelas notícias que normalmente não passam nos jornais e revistas portuguesas.
Parabéns pelo trabalho.
Grande abraço.

João Menéres says:
at: 22 janeiro, 2010 00:43 disse...

RUIMNM
Uma vez mais obrigado pelas notícias!
E, neste caso, MUITO BOAS NOTÍCIAS!!!

Um abraço.

One says:
at: 22 janeiro, 2010 05:08 disse...

Excelentes fotografias e informação interessante !

Anónimo
at: 22 janeiro, 2010 07:25 disse...

Muchas gracias por tu visita y comentario, compartimos el mismo interés por la fotografía, sigo tu blog muy informativo e interesante.
Cordiales saludos,

Serge

alfonso says:
at: 22 janeiro, 2010 11:46 disse...


Todo premio es un reconocimiento. Un premio a un fotógrafo es el reconocimiento de que la fotografía es un arte.

saludos

CR ____________________________________
LMA

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.