24/11/09

Exposição de Fernando Lemos em Famalicão


Será inaugurada a exposição "Fernando Lemos, fotografia", no próximo dia 27 de Novembro, na Fundação Cupertino de Miranda em Vila Nova de Famalicão, patente até 26 de Fevereiro de 2010 e com entrada gratuita, do fotógrafo português Fernando Lemos radicado no Brasil.
Lemos nasce em Lisboa a 3 de Maio de 1926, frequenta a Escola António Arroio e a Sociedade Nacional de Belas-Artes.
Iniciada em Lisboa, a carreira artística de Fernando Lemos desenvolve-se, sobretudo, na área da pintura e do desenho. Tem hoje trabalhos expostos em museus e colecções particulares no Brasil, em Portugal, Espanha, Suíça, Polónia, França, Estados Unidos, Japão, Holanda, Argentina. Trabalhou, ou trabalha, também com tapeçaria, pastilha vidrada, vitrais, azulejos e esculturas em ferro; e ainda é fotógrafo e poeta.
Em pleno período Salazarista e depois da provocatória exposição surrealista do Chiado, em que participou, resolve emigrar para o Brasil, onde se junta ao grupo dos exilados, vindo posteriormente a ser proibido de reentrar em Portugal, uma situação que se manteve até a Revolução de Abril.
Nas suas próprias palavras descreve-se da seguinte forma: "Fui estudante, serralheiro, marceneiro, estofador, impressor de litografia, desenhador, publicitário, professor, pintor, fotógrafo, tocador de gaita, emigrante, exilado, director de museu, assessor de ministros, pesquisador, jornalista, poeta, júri de concursos, conselheiro de pinacotecas, comissário de eventos internacionais, designer de feiras industriais, cenógrafo, pai de filhos, bolseiro, e tenho duas pátrias, uma que me fez e outra que ajudo a fazer. Como se vê, sou mais um português à procura de coisa melhor". (Lemos: 1994)

Imagem: Fernando Lemos, auto-retrato.

~ 6 comentários: ~

Anónimo
at: 24 novembro, 2009 03:36 disse...

vas a disfrutar una exposicion bastante llena de arte dramatico.. que fortuna la tuya y como desearia poder ir a verla. Disfrutala y luego nos cuentas, si?

saludos!

José Ramón says:
at: 24 novembro, 2009 04:53 disse...

Olá passar alguns momentos no seu blog é maravilhoso.

Obrigado por suas visitas e por seus comentários.
Você tem um blog muito interessante.
Atenciosamente

uminuto says:
at: 24 novembro, 2009 11:24 disse...

parece-me merecer uma visita atenta
um beijo

Angel Corrochano says:
at: 25 novembro, 2009 17:37 disse...

Tiene buena pinta, si señor, lástima de distancia.

un abrazo

ana barata says:
at: 26 novembro, 2009 00:01 disse...

Fui ouvi-lo um dia destes falar da sua vida e da sua obra. Estará na próxima Câmara clara (domingo). Vale a pena escutá-lo.

Sehraeuber says:
at: 01 dezembro, 2009 16:52 disse...

very intriguing image !!!

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.