A Columbia Pictures anunciou à revista Variety que Michael Mann irá realizar um filme que conta a história do famoso fotógrafo de guerra Robert Capa, com um enfoque especial no seu tórrido romance, de dois anos, com a companheira, também ela fotógrafa, Gerda Taro, durante a Guerra Civil Espanhola.
O estúdio adquiriu "Esperando por Robert Capa", um romance da espanhola Susana Fortes, e contratou Jez Butterworth para adapta-lo ao cinema.
A história começa em Paris, em 1935, em que Capa, um refugiado da Hungria fascista, encontra-se com Taro, uma refugiada judia da Alemanha nazi. A eclosão da Guerra Civil Espanhola, um ano mais tarde coincide com a emergência de Capa como o mais renomeado fotógrafo de guerra de sempre e Taro reconhecida como a primeira fotógrafa, de primeira linha de batalha, do sexo feminino. Foi morta, esmagada por um tanque, na batalha de Brunete, em 1937.
Mann, que também dirigiu a biografia "Ali", tinha muita vontade de encontrar uma maneira de fazer um filme sobre Capa e encontrou o seu caminho no meio do romance de Susana Fortes. Capa ficou abalado pela morte de Taro, e embora ele tivesse tido um romance com Ingrid Bergman, Capa nunca se casou.
Algumas das 4.300 fotos tiradas na sua maioria por Capa e Taro durante a Guerra Civil Espanhola, foram descobertas recentemente, e serão o tema de uma mostra a ser realizada no International Center of Photography, Nova York, no Outono de 2010.
Ainda não há data para a produção do filme.
Fonte: Variety
Fotografia: Fred Stein. Gerda Taro e Robert Capa, Paris, 1935.
~ 5 comentários: ~
at: 06 outubro, 2009 18:32 disse...
Si sabía de las películas rescatadas de Capa, pero no de la intención de producir un film sobre su vida. Una muy buena noticia, soy admirador de Capa desde que empecé con esta afición. Desde luego no dejaré de verla
Un abrazo y gracias por la información
at: 06 outubro, 2009 20:56 disse...
Muito interessante, é um filme que vou gostar de ver.
at: 07 outubro, 2009 00:17 disse...
Caro amigo, bela informação....
Um abraço
at: 07 outubro, 2009 22:32 disse...
Onde poderei ver as fotografias?... Não serão publicadas antes da mostra, pois não?
Nem imagino como serão.
Onrigada pela informação
Maria
at: 12 outubro, 2009 09:40 disse...
Rui, já existe um filme/documentário sobre o Robert Capa que eu aconselho. Chama-se "In Love and War" e conta a sua história. Dentro do mesmo tema, aconselho vivamente "War Photographer", um documentário sobre um dos maiores fotojornalistas de guerra de sempre, James Nachtwey.
Este novo filme será também imperdível.
~ Enviar um comentário ~