12/10/09

Beatles to Bowie



A nostalgia pelos "animados" anos 1960 marca uma exposição que abre no dia 15 na National Portrait Gallery, que documenta com objectos e fotografias uma década marcada pela música e imagem dos Beatles, Rolling Stones e David Bowie.
Passados quase 50 anos, o museu londrino decidiu mostrar a evolução da moda e do estilo da década de 1960, quando bandas e músicos como os The Who, Kinks, Cliff Richard e Jimi Hendrix se impuseram e fizeram de Londres a capital mundial da cultura pop.
A exposição reúne 150 fotografias, muitas das quais modelaram a rivalidade entre os Beatles e os Rolling Stones, e 150 objectos, como capas de discos e de revistas, que serão ordenados por ordem cronológica e divididas em dez partes, uma por cada ano.
Em destaque estão algumas imagens inéditas, como as fotografias dos Beatles tiradas por Fiona Adams, durante uma sessão para a revista Boyfriend, em 1963, da qual saiu a imagem lendária que fez a capa do disco "Twist and Shout".
Outra novidade é uma fotografia de Jimi Hendrix durante uma visita em 1967 a Londres, cidade onde o guitarrista norte-americano viveu vários anos e morreu em 1970.
Gerações mais jovens poderão descobrir retratos de artistas menos conhecidos mas que marcaram a época, como Gerry and the Pacemakers, John Barry, Petula Clark e Sandie Shaw, esta última pioneira na criação de uma linha de roupa com o seu nome.
Através das imagens de fotógrafos importantes como David Bailey, Norman Parkinson e Cecil Beaton, é possível vislumbrar a evolução da música, do pop à música progressiva e ao psicadelismo de grupos como os Pink Floyd.
Intitulada "Dos Beatles a Bowie: os [anos] 60s a descoberto", a exposição "vai mostrar como nos anos 1960 a música mudou o mundo - e como o Reino Unido era o centro da nova cultura popular", sintetizou Sandy Nairne, director da National Portrait Gallery.
Embora a maioria do acervo do museu londrino dedicado aos retratos seja antigo - o mais antigo dos quadros remonta ao século XVI - o programa de actividades concentra-se sobretudo em temas contemporâneos.
Em paralelo a esta exposição, que abre quinta-feira e se prolonga por três meses, até 24 de Janeiro, decorrem exposições sobre o músico Bob Dylan e a modelo Twiggy, outras duas figuras emblemáticas da década de 1960.
Fonte: DN

Foto: Robert Whitaker, 1964

~ 3 comentários: ~

Armindo C. Alves says:
at: 12 outubro, 2009 23:32 disse...

Como vem sendo habito, cá estou à procura de informação. Embora tão diferente do meu, sou "consumidor" habitual deste espaço, tornou-se indispensável uma visita para actualizar e ver alguns registos de qualidade.
Até amanhã.
Abraço.

R.Ferrari says:
at: 13 outubro, 2009 03:42 disse...

Otimo registro. parabens.

uminuto says:
at: 14 outubro, 2009 12:38 disse...

Informação que importa reter
um beijo

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.